Fórum de Medicina Aeroespacial debate atendimento médico de emergência em aeronaves

10 de março de 2018

Nesta sexta-feira (9) o diretor de Saúde Suplementar da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Antônio José, está participando do III Fórum de Medicina Aeroespacial, organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O encontro é realizado na sede da autarquia, em Brasília (DF).

Na parte da manhã, o evento debateu importantes temas, como a adaptação do corpo humano ao ambiente hipobárico em aeronaves, em que a pressão ambiente é maior que a atmosférica; o atendimento médico a bordo; e a aptidão de enfermos para viagens aéreas. 

Dr. Antônio José disse que o encontro é muito importante para orientar médicos e também a população em geral. “Por exemplo, em compras de passagens pela internet, não há um local para informar se o passageiro possui algum problema de saúde. Isso é muito grave, pois há casos que são necessários cuidados redobrados, como os hipertensos”, disse. 

O tema “adaptação do organismo humano ao ambiente hipobárico”, foi apresentado pelo coordenador da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial, Emmanuel Fortes, também 3ºvice-presidente do CFM. O diretor ressaltou a importância do debate. “Nessa terceira edição do fórum estão sendo apresentadas propostas e ideias que visam beneficiar a categoria médica para uma melhor prestação da assistência médica”.

No período da tarde, foram abordados também temas como emergência médica a bordo das aeronaves comerciais. Uma mesa redonda aborda a realização de procedimentos como ventilação das vias aéreas para socorro de passageiros que precisem desse atendimento emergencial, o suporte material médico necessário, além dos aspectos legais do atendimento médico nos voos.

No fim do evento, está  prevista a divulgação de um guia com orientações gerais aos médicos  para que estejam preparados para prestar atendimento de emergência a bordo. 

Fonte: FENAM, com informações do CFM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
Eliete Bouskela: 1° mulher a assumir presidência da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x