Emergência do Hospital de Bonsucesso funciona, mas sem equipe suficiente

10 de março de 2018

Na última segunda-feira (5), o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze se reuniu com o corpo clínico e com a equipe da pediatria do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro (RJ), para avaliar a situação da emergência da unidade, que começou a funcionar, apesar da falta de profissionais.

As equipes conversaram com o dirigente e compartilharam a caótica situação de trabalho. O preocupante é que a unidade foi aberta, mesmo com número deficitário para o exercício seguro do trabalho. Os servidores relataram que há plantões descobertos na emergência pediátrica, sendo que três deles possuem apenas um servidor médico, o que pode ocasionar plantões sem cobertura.

Há ainda a preocupação com a segurança, pois diante da insatisfação dos pacientes, existe a possibilidade de atitudes de violência contra os servidores.

Ambas as equipes, entregaram documentos onde relatam a real situação do atendimento. Em um trecho da carta, a pediatria demonstra a preocupação com a qualidade do atendimento prestado.

Leia um trecho do documento:

“As condições existentes inviabilizam o funcionamento, inclusive com a indicação técnica de fechamento. Destacamos que o governo federal não cumpre as obrigações constitucionais de garantir o direito à saúde, não provendo os recursos humanos necessários para o adequado e seguro funcionamento da emergência”.

Diante do exposto, Dr. Darze agendou para a quarta-feira (7), uma audiência com o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Dr. Francisco  de Assis Figueiredo, que foi realizada na sede do órgão, em Brasília (DF), às 18h. Na oportunidade o dirigente expos toda a situação caótica em que se encontra a emergência da Bonsucesso e entregou  os documentos enviados pelas equipes da unidade. 

“Denunciei que é impraticável a emergência continuar funcionando nas condições em que ela se encontra. Não é possível manter um serviço dessa importância com o quantitativo de pessoas existente”, relatou o dirigente. 

Como resultado, o Ministério da Saúde vai se reunir, na próxima segunda-feira (12), às 14h, no Departamento Geral dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro (DGH), onde estarão presentes, além da FENAM, a Defensoria Pública da União, o Ministério Público e os diretores das unidades de saúde do Rio de Janeiro. A previsão é que tenha uma discussão sobre o funcionamento da rede, a contratualização com os municípios sobre o funcionamento desses hospitais, e consequentemente a defesa sobre os profissionais necessários, em especial para emergência do hospital de Bonsucesso.  O secretário comprometeu-se ainda de que dará publicidade a este documento. 

Entenda

O juiz da 11ª vara federal, responsável pela ação patrocinada pela Defensoria Pública da União, determinou a abertura dessa emergência no dia 28 de fevereiro, mas com a presença de todos os profissionais necessários para o pleno funcionamento, mas a unidade foi inaugurada com déficit de servidores. 

Leia mais:

http://www.fenam.org.br/site/noticias_exibir.php?noticia=1866

http://www.fenam.org.br/site/noticias_exibir.php?noticia=1898

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x