Enfim um exame de urina que detecta a tuberculose

18 de dezembro de 2017

Para flagrar a tuberculose, hoje em dia é necessário fazer um teste de pele ou de sangue, que não está disponível em todo lugar e que, acima de tudo, exige experiência dos profissionais. Mas pesquisadores da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, parecem ter encontrado uma alternativa barata, eficaz e simples: um exame de urina moderno.

Em estudos preliminares, os cientistas descobriram que uma molécula – a RB221 – é capaz de detectar e aprisionar uma espécie de açúcar que a bactéria da tuberculose libera no corpo. Então coletaram amostras de xixi de 48 indivíduos com a doença e as colocaram em contato com essa partícula.

Daí veio o resultado animador: a estratégia aumentou a precisão do exame em até mil vezes, garantindo uma sensibilidade superior a 95%. O método chegou até a diferenciar a severidade da enfermidade, o que pode ajudar no tratamento.

Os experts agora precisam expandir seus estudos para mais voluntários e, dentro do possível, simplificar o exame. Se tudo der certo, é possível que em três anos a novidade chegue ao mercado.

O que é tuberculose
Estamos falando de uma doença causada pelas bactérias Mycobacterium e Bacilo de Koch. Esses micro-organismos são transmitidos por contato com fluidos corporais, como secreções nasais.

A tuberculose afeta principalmente os pulmões e gera tosse seca, cansaço, febre, falta de apetite. Conforme avança e degenera esses órgãos, pode colocar a vida do paciente em risco. No mundo, são mais de 9,6 milhões de casos por ano e 1,5 milhão de mortes – muitas delas no Brasil.

O tratamento envolve o uso prolongado de antibióticos, que pode se estender por seis meses ou até mais. Se a pessoa não abandona o tratamento, consegue se curar.

No entanto, eventuais danos graves ao corpo são irreversíveis. Daí a importância da detecção precoce da tuberculose – e, por consequência, a relevância desse exame de urina.



Fonte: Revista Saúde

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x