Presidente da FENAM participa da posse da nova diretoria do Sindmed-MA

21 de novembro de 2017

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, esteve presente na posse da nova diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed-MA) para o triênio 2018/2020, na última sexta-feira (17), no auditório da Casa do Trabalhador, em São Luís-MA. No mesmo dia, o presidente da FENAM, juntamente com o presidente do Sindmed-MA, Dr. Adolfo Paraiso, visitaram o Hospital Djalma Marques/Socorrão I, a Secretaria de Saúde de São Luís, o Hospital do Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho e conversaram com a promotora de Justiça da Saúde na esfera criminal Dra. Glória Mafra.

No Hospital Djalma Marques, constataram a dificuldade no acesso do povo ao serviço público de saúde e a superlotação hospitalar. Inúmeros pacientes que necessitam de exames e tratamentos mais complexos aguardam serem chamados enquanto ocupam leitos nos setores de urgência.

Na Secretaria de Saúde de São Luís, os presidentes da FENAM e do Sindmed-MA conversaram com o Secretário da Saúde do Município, Lula Fylho, onde discutiram a necessidade de valorizar o trabalho dos médicos, realizando concursos públicos e adotando um Plano de Cargos, Carreira e Vencimento para a categoria.

No Hospital do Câncer, conversaram com a diretora administrativa Sheila Rodrigues, que esclareceu que o hospital está em fase de reorganização e que possuía um corpo clínico qualificado e suficiente para as demandas do hospital, ou seja, sem gerar filas de espera.

Ao se encontrarem com a promotora de Justiça da Saúde na esfera criminal, Dra. Glória Mafra, ela esclareceu os problemas do setor e as providências tomadas pelo Ministério Público com o objetivo de garantir o atendimento à população.

À noite, teve início a solenidade de posse da nova diretoria do Sindmed-MA, com a presença do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Dr. Abdon Murad, do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Mauro César, de representante da Academia de Medicina, Dr. Aymoré Alvim, do Secretário de Políticas Públicas do Maranhão, Dr. Marcos Pacheco, do Secretário de Saúde, Dr. Lula Fylho, da promotora Dr. Glória Mafra, representando o Ministério Público, e Dr. Nonato Baldez, representando os ex-professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMa).

Darze destacou a importância da luta da categoria em seu discurso: “Os médicos enfrentam, hoje, vários problemas. Baixa remuneração, grande desgaste físico e mental, além de desânimo em trabalhar em hospitais públicos em condições precárias. É importante que as entidades médicas unifiquem essa luta e possam garantir melhores condições de trabalho para a categoria”.

Após a posse, Darze foi homenageado e recebeu uma medalha por seu trabalho em prol da saúde pública do estado do Maranhão e, na oportunidade, foi feita uma homenagem póstuma ao primeiro presidente do Sindmed-MA, Dr. Tarquínio Lopes Filho, que iniciou seu mandato no ano de 1934, cuja medalha oferecida recebeu seu nome.

 
Acesse as fotos do evento clicando AQUI.

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
Médicos Pelo Brasil: Fenam está em fase final de minuta de acordo coletivo
Fenam apoia o movimento legítimo dos médicos de Rondônia em busca da valorização profissional
Fenam busca equiparação salarial para médicos do Ministério da Saúde
0
Would love your thoughts, please comment.x