Especialistas falam sobre a relação entre as emoções e a nossa pele

3 de outubro de 2017

Dermatite atópica, vitiligo, alopecia, psoríase… As doenças de pele, além do desconforto, coceira, feridas, trazem outro problema para quem tem: conviver com o preconceito. E um dos gatilhos para essas doenças da pele são problemas emocionais, como ansiedade, insônia, depressão, estresse.

A consultora e dermatologista Marcia Purceli falou sobre os tratamentos das doenças e os gatilhos que causam as crises no Bem Estar desta terça-feira (3). A alergista Ariana Yang explicou a diferença entre alergia e dermatite.

A dermatite atópica é uma doença que provoca lesões na pele e coceira. Ela atinge até 3% dos adultos e 20% das crianças – 90% das crianças melhoram após a puberdade porque as glândulas sebáceas começam a agir e lubrificam a pele.

Ela aparece na cabeça, cotovelos, joelhos, pescoço, mãos e tornozelos. Junto com as lesões vem também o preconceito. Por causa da vergonha, muitas pessoas com dermatite atópica não conseguem levar a vida como gostariam.

Quando a doença é moderada ou grave, pode ser debilitante, com impactos na qualidade de vida. Muitas pessoas acabam apresentando sinais de ansiedade e depressão, dificuldade para dormir (por causa da coceira). A doença também acaba afetando o trabalho, os estudos e as relações afetivas.

Quem tem dermatite precisa ter alguns cuidados com a pele, como explicou a dermatologista. O banho deve ser de cinco minutos, com água morna; cremes dermatológicos ajudam a fazer a barreira da pele; após entrar em água com cloro, tomar banho, pois o cloro é um agente irritante; usar sabonete dermatológico.

Vitiligo
O vitiligo é uma doença genética e alterações emocionais são o gatilho para ela se manifestar (sentimento de perda, tristeza, dificuldade em lidar com a realidade, por exemplo). Em alguns casos, as manchas brancas podem voltar a ter cor. O correto é iniciar o tratamento o mais rápido possível e fazer um acompanhamento psicológico. Existem vários tratamentos feitos com medicação via oral à base de vitamina e oxidantes, fototerapia, laser e cremes. O vitiligo aparece mais nas mãos, rosto, braços e cotovelos.

Alopécia
Os anticorpos matam o folículo e os pelos param de crescer. Quando a doença é tratada, os pelos voltam a crescer brancos, um indício de que um pelo estressado, mas depois ele volta a ter a cor normal. Os gatilhos emocionais são: sentimento de perda, tristeza, não saber lidar com a realidade. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível e é feito com loção capilar com medicação. Se não melhorar, é usada infiltração de corticoide.

Psoríase
É uma doença inflamatória crônica que provoca uma reparação da pele muito rápida. Invés da pele se renovar em 28 dias, ela se refaz em três dias. Os gatilhos são ansiedade e estresse. A psoríase aparece no joelho, cotovelo e couro cabeludo. Entre os tratamentos estão: fototerapia ou sol, pomadas, remédio oral e biológicos injetáveis.



Fonte: G1

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Assédio e agressão: o desafio das médicas no ambiente de trabalho
Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
Médicos Pelo Brasil: Fenam está em fase final de minuta de acordo coletivo
Fenam apoia o movimento legítimo dos médicos de Rondônia em busca da valorização profissional
0
Would love your thoughts, please comment.x