Médicos da Ebserh do Paraná aprovam reivindicações para Acordo Coletivo de Trabalho

27 de setembro de 2017
O Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar) realizou assembleia com os médicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que faz a gestão do complexo hospitalar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018, nessa terça-feira (26), em Curitiba (PR). 
 

A pauta, que foi aprovada pelos médicos presentes, abordava as condições de trabalho, a carga horária e a remuneração, sendo o piso da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) de R$ R$ 13.847,93 para 20 horas semanais de trabalho, o valor referencial. 
 

Foram denunciadas também a abusividade do controle da carga horária aos médicos que fazem a atividade assistencial e pedagógica. Porque, segundo os profissionais, a Ebserh não reconhece o tempo de trabalho, quando o médico se dedica ao ensino. Para o presidente da FENAM, Dr. Jorge Darze, “Isso é um absurdo, porque eles precisam de tempo para acompanhar os residentes e alunos, inclusive para preparar essas aulas. A Ebserh contabiliza tudo como atividade assistencial e esse tempo dedicado a magistério não é contabilizado a sua carga horária”, declara. 

O presidente do Simepar e secretário-geral da FENAM, Dr. Mario Ferrari, considerou a reunião produtiva. “Aspectos como pagamento pela preceptoria, sobreaviso, controle de presença por biometria e outros foram aprovados em pontos da pauta de reivindicações”, relata Ferrari. 

 

Para secretário-geral o próximo passo após a assembleia é reapresentar a pauta para a superintendência da Ebserh e convite para mesa de mediação junto à superintendência regional do trabalho no Paraná.
 

Assim como Ferrari, o primeiro tesoureiro do Simepar e secretário de Benefício e Previdência da FENAM, Dr. Darley Rogério Wollmann Jr, considerou a reunião produtiva. “Os médicos compareceram na assembleia e denunciaram sobre o conflito existente entre o trabalho da assistência e ensino, do ponto eletrônico, hora extra, a existência de materiais de péssimas condições, falta de medicamento e outros. Foram mais de 60 pontos de reivindicações”, diz o secretário da FENAM.
 

Diante disso, Wollmann, da mesma forma que os médicos presentes, acredita que a Ebserh não cumpre o papel para a qual foi designada. 
 

Participou também da assembleia o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) e vice-presidente da FENAM, Dr. Mario Vianna.  
 

Além dos médicos do Paraná, na noite desta quarta-feira (27), haverá uma assembleia com os médicos do Distrito Federal (DF) para também tratar do ACT da Ebserh. 
 

Greve
 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) assumiu o papel de mediação da crise. Dessa forma, a greve foi suspensa. No entanto, caso a mediação não produza os efeitos necessários o movimento nacional irá retomar a greve no Paraná. 
 

Fonte: FENAM 

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x