Médicos de Curitiba criam cirurgia que tenta garantir a fertilidade de mulheres com câncer na região uterina

1 de setembro de 2017

Um grupo de médicos do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, desenvolveu uma técnica de cirurgia que pode aumentar a fertilidade de mulheres vítimas de câncer na região uterina. Em condições normais, sem o procedimento, as mulheres ficavam estéreis, depois de passarem pelo tratamento de radioterapia. Agora, elas podem planejar uma gravidez, após vencerem a doença.

A equipe é chefiada pelo médico Reitan Ribeiro. O procedimento consiste em trocar o lugar do útero, enquanto as pacientes são submetidas à radioterapia. O órgão, junto com os ovários, é transferido para o abdômen. Nesse período, a menstruação é feita pelo umbigo.

Depois de finalizado o tratamento contra o câncer, as pacientes são submetidas a um novo procedimento, que recoloca o útero e o ovário no lugar, possibilitando a gravidez.

“Era impossível preservar a função do útero e do ovário dessas pacientes. Então, a gente tem alguns procedimentos que a gente faz em oncologia para tentar preservar a fertilidade e a função dos ovários. A ideia foi juntar esses procedimentos e criar uma cirurgia nova”, explica Ribeiro.

A primeira paciente a ser submetida à técnica foi Francielle Boarão, que tinha 26 anos quando fez a cirurgia, em 2015. Ela conta que os médicos lhe prometeram 60% de chances de ser mãe, após o término do procedimento. Depois de dois anos, já com os órgãos recolocados no lugar certo, ela já pode se preparar para engravidar.

A segunda paciente foi Elaine de Almeida Parisotto, que mora nos Estados Unidos. Ela estava de férias em Curitiba, quando decidiu fazer alguns exames de rotina e descobriu ser vítima de câncer. Ela diz que foi um privilégio estar diante da única equipe do mundo que realizava o procedimento. “Eu estou muito confiante e me sinto muito abençoada por tudo que está acontecendo”, diz.

Com a repercussão da técnica, especialistas de várias partes do mundo têm ido ao hospital para aprenderem o procedimento. RIbeiro diz que isso lhe motiva a sonhar. “[Sonho] em ver uma delas grávida e ver muita gente fazendo pelo mundo afora a cirurgia. Esse é o grande sonho”, afirma.


Quem quiser se submeter ao procedimento pode procurar o Hospital Erasto Gaertner em Curitiba. 
Fonte: G1

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x