Governo azeda relação com médicos

11 de agosto de 2017
O clima de animosidade pode crescer e tornar ainda mais complicada a relação entre médicos e governo Michel Temer, depois que o ministro da Saúde Ricardo Barros declarou em evento com gestores municipais que a categoria precisa parar de fingir que trabalha.


A declaração aconteceu em julho, quando foi anunciado que o ministério passaria a adotar a biometria no controle da jornada de trabalho dos médicos da rede pública, como política para aumentar a produtividade e com metas de atendimento.


Na sexta-feira (4), representantes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) chegaram a exigir uma retração do ministro durante encontro em Brasília, mas Barros disse que sua frase foi mal interpretada e saiu a pretexto de conceder entrevista a uma emissora de TV e não retornou ao encontro.


Antes da saída “à francesa” de Barros da audiência, o presidente de Federação, Jorge Darze (foto acima) disse que conseguiu entregar ao ministro um documento com pautas reivindicatórias, entre elas questões relacionadas ao programa de residência médica e ao avanço acelerado das escolas médicas no Brasil.


“São projetos que precisam da atenção do Ministério da Saúde e estão sendo conduzidas de forma equivocada”, afirma.


Segundo Darze, o programa de atuação dos médicos residentes nas unidades de saúde do país necessita de ajuda urgente da pasta ministerial, pois tem como meta a capacitação dos profissionais nas mais diversas áreas para atender da população.


“O valor da bolsa [oferecida para o médico residente] tem que ser reavaliado, porque há quatro anos não há uma atualização. O médico residente, em muitos casos, trabalha 100 horas semanais, o que representa uma jornada excessiva. Eles também têm família. E a bolsa não ultrapassa R$ 3 mil”, justifica o presidente da Fenam.


De acordo com Darze, ao tomar conhecimento da revindicação, Barros alegou que o profissional residente não possui relação de emprego e a bolsa de estudos tem somente a função do aprendizado.


“Ele [ministro Ricardo Barros] considera que o residente não deve ganhar na condição de médico, só que este profissional assume as mesmas responsabilidades de um médico contratado”, retruca.


Darze ainda faz outra crítica, comparando o tratamento dado pelo governo aos médicos estrangeiros e aqueles formados no Brasil.


“Os médicos estrangeiros recebem bolsa superior a 10 mil reais, enquanto os brasileiros [médicos residentes] têm diploma e assumem grandes responsabilidades na sua atuação”, dispara.


ESCOLAS MÉDICAS


Outro assunto abordado no documento da Fenam diz respeito a abertura de novas escolas médicas.


“Temos um número de escolas [de ensino médico] superior à Índia, que tem uma população muito maior. Nos últimos anos, todas aqui [inauguradas no Brasil] são privadas, o que beneficia o empresário da Educação, com uma mensalidade [cobrada ao estudante] de R$ 7 mil”, avalia Darze.


A Fenam ainda destaca no conteúdo da pauta reivindicatória que este cenário é “grave” e “não obedece a um critério social”.


“Em anos anteriores, antes de serem abertas [as escolas médicas], era destinada uma equipe do Conselho Médico [órgão ligado ao Ministério da Saúde] para avaliar as condições do local a receber o projeto e conferir as reais necessidades, para depois emitir um laudo de auditores. Agora, o Conselho não tem mais esta autorização, que fica a cargo do Ministério da Educação”, comenta.


Segundo Darze, com os novos procedimentos a formação dos médicos sofreu um grande impacto negativo, com orientadores de cursos maus preparados para o cargo e condições de ensino insuficientes. “E a Administração Pública está condizente com este cenário”, diz o representante da Fenam.


DECLARAÇÃO POLÊMICA


A declaração polêmica do ministro da Saúde Ricardo Barros aconteceu em julho, quando foi anunciado que a pasta passaria a adotar a biometria no controle da jornada de trabalho dos médicos da rede pública, como política para aumentar a produtividade e com metas de atendimento.


“Vamos parar de fingir que a gente paga médicos, e o médico parar de fingir que trabalha. Isso não está ajudando a saúde do Brasil”, disse o ministro.


Barros discursou sobre os novos critérios que têm como objetivo aperfeiçoar o atendimento, evitando que o profissional, por exemplo, apresse a consulta com o objetivo de sair mais cedo do trabalho. Segundo o ministro, nos locais onde o sistema de biometria já está ativo, metade dos médicos pede demissão.


“Eles têm vários trabalhos e acabam abandonando o serviço quando há maior controle da jornada”, disse. Barros acrescentou ainda que a média de comparecimento dos profissionais identificada até aquele mês era de 30% e que esta contabilidade deve mudar com a biometria.


O ministro acredita que quando os médicos começarem a pedir demissão em função da biometria, as prefeituras podem passar a oferecer salários melhores.


0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x