Nota de repúdio

Notícias11 de junho de 2024
Nota de repúdio

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) expressa seu profundo pesar pelo trágico falecimento do empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, ocorrido após a realização de um procedimento conhecido como peeling de fenol, no dia 3 de junho.

A Fenam lamenta o ocorrido e aproveita para destacar a importância da defesa do Ato Médico. Procedimentos estéticos realizados em áreas extensas do rosto, como o peeling de fenol, devem ser realizados exclusivamente por médicos.

Infelizmente, muitos médicos capacitados, que seguem estritamente os protocolos de segurança e qualidade, não recebem o mesmo destaque midiático quanto pessoas sem o menor preparo, mas que possuem maior visibilidade nas redes sociais. É alarmante que indivíduos se considerem especialistas após cursos online de poucas horas e continuem a realizar atendimentos e procedimentos como se fossem médicos.

Tão preocupante quanto, é a facilidade com que produtos como o fenol podem ser adquiridos. Uma rápida busca na internet revela diversos anúncios do produto, disponível sem qualquer exigência de prescrição médica.

A Fenam pede à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) maior fiscalização na comercialização do fenol para uso na área da saúde. Além disso, é imprescindível uma regulamentação mais rígida quanto ao uso de técnicas e substâncias de alto risco por profissionais não médicos.

A presidente da Fenam, Dra. Lúcia Santos, reforça: “A defesa do Ato Médico é fundamental para garantir a segurança e a saúde dos pacientes. É imprescindível que as autoridades competentes intensifiquem a fiscalização e regulamentação para garantir a segurança dos pacientes. Não podemos permitir que vidas sejam colocadas em risco por práticas irresponsáveis. A Fenam reitera seu compromisso com a defesa da prática médica responsável e segura”.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

CARTA ABERTA AOS MÉDICOS DO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL
Em audiência pública, Fenam apela por agilidade na aprovação do novo Piso Salarial de médicos e dentistas
Vitória! Alteração do decreto n° 11.999 restaura a Comissão Nacional de Residência Médica
Novas faculdades: Fenam se manifesta sobre norma regulatória do MEC
0
Would love your thoughts, please comment.x