Reunião entre Fenam e AMpB aborda desafios de profissionais do programa Médicos pelo Brasil

Notícias15 de setembro de 2023
Reunião entre Fenam e AMpB aborda desafios de profissionais do programa Médicos pelo Brasil

Na tarde desta sexta-feira, 15 de setembro, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação dos Médicos pelo Brasil (AMpB) realizaram uma reunião virtual para discutir a atuação da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps).
O encontro foi solicitado a pedido do Dr. Carlos Eugênio Machado, representante da AMpB, que buscou o apoio da Fenam na busca por avanços na carreira dos médicos bolsistas junto à Adaps. A reunião contou com a participação de 22 pessoas, incluindo membros da Fenam, os Doutores Júlio Braga e Estevam Rivello, membros do Conselho Federal de Medicina (CFM), médicos de diversos estados do Brasil associados à AMpB, bem como a equipe jurídica da Fenam e do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi).
A principal preocupação discutida foi o possível impacto da mudança no Programa para o Mais Médicos, que poderia afetar a perspectiva de carreira da classe médica, incluindo a transição de contratação de CLT para Pessoa Jurídica, bem como as dificuldades enfrentadas pelos bolsistas para serem contratados após os dois anos do programa.
Carlos Eugênio destacou a importância da participação da Fenam na luta.
“Sozinhos, não temos força jurídica, política e técnica. A ajuda da Federação é crucial”.
Dra. Lúcia Santos, presidente da Fenam e representante da Federação na Adaps, expressou seu apoio à AMpB.
“A Fenam está empenhada em fortalecer a carreira dos médicos e garantir a dignidade e preservação dos direitos da categoria. A contratação como pessoa jurídica é lamentável para nossa classe.”
Rita Virginia Marques Ribeiro, Secretária-geral da Fenam, também participou da reunião e enfatizou a importância do tema: “Esta pauta nos mobiliza muito, e não podemos permitir que o que já foi conquistado seja perdido. Vamos fundamentar esse pleito e forçar que o assunto seja discutido nas reuniões da Adaps”.
O conselheiro do CFM, Estevam Rivello, ofereceu total apoio à classe médica: “A CFM estará integralmente ao lado do médico brasileiro. Estou à disposição para representar os pleitos da classe junto à Adaps”.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
Assédio e agressão: o desafio das médicas no ambiente de trabalho
Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
0
Would love your thoughts, please comment.x