Reunião entre Fenam e AMpB aborda desafios de profissionais do programa Médicos pelo Brasil

Notícias15 de setembro de 2023
Reunião entre Fenam e AMpB aborda desafios de profissionais do programa Médicos pelo Brasil

Na tarde desta sexta-feira, 15 de setembro, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação dos Médicos pelo Brasil (AMpB) realizaram uma reunião virtual para discutir a atuação da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps).
O encontro foi solicitado a pedido do Dr. Carlos Eugênio Machado, representante da AMpB, que buscou o apoio da Fenam na busca por avanços na carreira dos médicos bolsistas junto à Adaps. A reunião contou com a participação de 22 pessoas, incluindo membros da Fenam, os Doutores Júlio Braga e Estevam Rivello, membros do Conselho Federal de Medicina (CFM), médicos de diversos estados do Brasil associados à AMpB, bem como a equipe jurídica da Fenam e do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi).
A principal preocupação discutida foi o possível impacto da mudança no Programa para o Mais Médicos, que poderia afetar a perspectiva de carreira da classe médica, incluindo a transição de contratação de CLT para Pessoa Jurídica, bem como as dificuldades enfrentadas pelos bolsistas para serem contratados após os dois anos do programa.
Carlos Eugênio destacou a importância da participação da Fenam na luta.
“Sozinhos, não temos força jurídica, política e técnica. A ajuda da Federação é crucial”.
Dra. Lúcia Santos, presidente da Fenam e representante da Federação na Adaps, expressou seu apoio à AMpB.
“A Fenam está empenhada em fortalecer a carreira dos médicos e garantir a dignidade e preservação dos direitos da categoria. A contratação como pessoa jurídica é lamentável para nossa classe.”
Rita Virginia Marques Ribeiro, Secretária-geral da Fenam, também participou da reunião e enfatizou a importância do tema: “Esta pauta nos mobiliza muito, e não podemos permitir que o que já foi conquistado seja perdido. Vamos fundamentar esse pleito e forçar que o assunto seja discutido nas reuniões da Adaps”.
O conselheiro do CFM, Estevam Rivello, ofereceu total apoio à classe médica: “A CFM estará integralmente ao lado do médico brasileiro. Estou à disposição para representar os pleitos da classe junto à Adaps”.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x