Posicionamento da Fenam sobre o Decreto Federal nº 10.350

Notícias28 de outubro de 2020
Posicionamento da Fenam sobre o Decreto Federal nº 10.350

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) vem a público alertar para os riscos do Decreto Federal nº 10.350, publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (28). O texto autoriza estudos sobre modelo de privatização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) via Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Presidência da República. Na avaliação desta instituição, no entanto, a medida abre espaço para a privatização da saúde pública no país: o que está longe de ser a solução para os problemas do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Distrito Federal, capital do País, há três anos, foi aprovada a criação do chamado Instituto Hospital de Base: um modelo de gestão “híbrido”, ou seja, estrutura pública com gestão privada. Em 2019, o governo local decidiu expandir o modelo e criou o Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF), que ficou responsável também pela administração de mais um hospital do DF e seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Acontece, no entanto, que o que foi vendido à população como uma “solução” para os problemas do DF, hoje é o problema em si.

Há, sobre o Instituto de Gestão Estratégica do DF, a suspeita de fraude em licitações, filas para atendimento de casos graves no Hospital de Base – o maior da rede pública do DF -, atraso de salários de funcionários, pagamento de férias, cartão corporativo com gastos excedentes e denúncias de falta de pagamento também a fornecedores. Ou seja, o modelo “novo e transparente”, que traria “melhorias significativas” está indo no caminho oposto a isso. E, para a Fenam, o mesmo pode ocorrer no restante do País, caso o Decreto Federal nº 10.350 não seja reavaliado.

A Fenam acredita, sobretudo, no bom senso dos nossos governantes, em especial neste momento de pandemia. O Decreto, embora diga respeito a “estudos de parcerias com a iniciativa privada” pode ser, mais adiante, uma brecha para a privatização de todo o Sistema Único de Saúde. E o SUS, rege a nossa Constituição, deve ser público, universal e com integralidade. Ou seja, não podemos incorrer ao erro de colocar em jogo a universalidade e integralidade desse sistema.

A busca por soluções para qualquer problema no SUS é válida, é legítima. E, por isso mesmo, a Fenam se coloca à disposição do Governo Federal para um amplo debate sobre a construção, a modernização e a operação das Unidades Básicas de Saúde. Justamente por ser a porta de entrada do cidadão ao SUS, a Atenção Primária merece, de fato, todo o investimento necessário para que profissionais de Saúde e população tenham acesso à qualidade de atendimento.

Certa de que o Governo Federal repense a medida, em busca do melhor para a população, a Fenam aguarda, como afirmou o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (28), a revogação do Decreto nº 10.350.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x