Diretor da FENAM participa de Congresso de Oftalmologia da Região Sul

Notícias25 de junho de 2019
Diretor da FENAM participa de Congresso de Oftalmologia da Região Sul

O diretor da FENAM e presidente do Sindicato de Caxias do Sul, Marlonei Santos, representou a federação, no último dia 22, no Congresso de Oftalmologia da Região Sul, realizado em Porto Alegre (RS). Ele participou de uma das mesas do evento, que discutiu a defesa profissional. Também participaram do encontro, dirigentes da AMB e do CFM, o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, Marcelo Marsillac Matias, e três parlamentares do Rio Grande do Sul: os senadores Lasier Martins (PODE) e Luiz Carlos Henze (PROGRESSISTAS) e o deputado federal Pedro Westphalen (PROGRESSISTAS). 
   Durante o encontro, o representante da FENAM solicitou o apoio dos parlamentares para três projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que são do interesse da categoria médica. O primeiro é o do Piso da FENAM, que se for aprovado fará com que os médicos recebam remuneração justa, o que beneficiará também a população com uma maior oferta de médicos; o que prevê o Plano de Carreira Médica, com parâmetros semelhantes aos da Magistratura, e com dedicação exclusiva, ou ainda uma carreira de médicos federais direcionada ao SUS, com 40 horas semanais; e o projeto de lei que revisa a tabela do SUS, tendo como parâmetro a CBHPM. Este PL vem sendo discutido em audiências públicas na Câmara dos Deputados, sob a coordenação do Deputado Luizinho (PP/RJ), já tendo contado com a participação do presidente da FENAM, Jorge Darze. 
   Os parlamentares manifestaram o seu apoio aos projetos, mas se detiveram mais na revisão da tabela do SUS por entenderem que ela beneficiará de forma expressiva o atendimento à população.

Posts Relacionados

Publique seu comentário