Prefeitura do Rio de Janeiro lança prontuário médico digital em unidades da rede pública de saúde

Notícias8 de maio de 2019

 A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro lançou, nesta segunda-feira (06), o Prontuário Carioca, sistema eletrônico que vai concentrar o histórico completo de cada paciente da rede pública municipal. O sistema, nos três primeiros meses, será utilizado nos hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Lourenço Jorge e Salgado Filho, que são os maiores da rede municipal, além da maternidade Leila Diniz. O Prontuário Carioca foi apresentado à imprensa pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB), no Palácio da Cidade, ao lado do presidente da FENAM, Jorge Darze, que idealizou e propôs a implantação do projeto no Rio de Janeiro exclusivamente com recursos públicos.
   “Embora esse sistema exista mundialmente, no Brasil ele só foi implantado no setor privado, não existindo nem mesmo no estado do Rio de Janeiro, que tem a maior rede pública do Brasil. O município do Rio de Janeiro será o primeiro do país a contar com o prontuário digital. Com isso, o médico passará a ter acesso mais ágil aos dados do paciente, inclusive as informações de atendimento e tratamento já realizados nas demais unidades do município”, destacou o presidente da FENAM.  Outra vantagem será a possibilidade de a Secretaria de Saúde disponibilizar dados do prontuário no celular dos pacientes, inclusive de exames laboratoriais, evitando a necessidade de buscá-los para levar ao médico.
   Para tornar o sistema eletrônico uma realidade, Darze contou com a expertise do programador de sistemas do DATASUS e assessor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde, Leon Aires. O projeto teve a sua concretização garantida com tecnologia, mão de obra e recursos públicos. 
   Este novo programa representará um grande avanço social, obtido com custo bem mais baixo do que o cobrado pela empresa Vitacare, que recebia 20 milhões de reais da prefeitura para fornecimento do mesmo software, de acordo com declaração feita pelo prefeito Crivella.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x