FENAM é recebida por Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e abre canal de negociação para implantação do PCCS da Saúde

Notícias20 de março de 2019

Ainda no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda (18), o presidente da FENAM, Jorge Darze, foi recebido em audiência pelo Secretário de Estadual de Saúde, Edmar Santos, tendo também a participação do farmacêutico André Ferraz, líder do Movimento PCCS Já, e mais três médicas da rede pública estadual. O objetivo foi abrir um canal de negociação com o governo estadual em busca de caminhos que viabilizem a efetivação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Saúde, já aprovado e transformado em na Lei Estadual 7946/2018. A FENAM, que integra o Movimento PCCS Já desde a sua criação, tomou a iniciativa de buscar a negociação por ser o órgão de representação dos médicos do estado, já que o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro representa apenas os médicos do município carioca. 

A audiência foi solicitada pela entidade ao governador Wilson Witzel, que incumbiu o Secretário de Saúde de receber a FENAM. Darze destacou que a implantação do PCCS da Saúde é uma questão prioritária, e que a Segurança Pública não deve ser a única meta urgente do atual governo. Ele justificou o seu pedido salientando que a garantia de segurança da população inclui a necessidade de que haja um sistema de saúde funcionando de forma plena e adequada, pois cabe à rede de saúde pública fazer o atendimento das vítimas da violência. O grupo lembrou que a maior ou uma das maiores preocupações da população é justamente com a falta de condições de atendimento existente nas unidades da rede pública de saúde do Rio de Janeiro, que estão mergulhadas no caos em função da corrupção e do descaso governamental dos governos anteriores. 

Durante a reunião, o representante do movimento falou ao Secretário de Saúde sobre a viabilidade do PCCS diante do compromisso firmado pela PGE, junto à 13a Vara de Fazenda Pública, em que o governo se comprometeu a elevar os repasses financeiros da SES, dos R$ 2,70 bilhões praticados em 2018, para uma programação de repasses mensais que totalizarão R$4,17 bilhões, em 2019. 

Como um dos empecilhos para a implantação do PCCS é a existência do plano de contingenciamento fiscal acordado com o governo anterior em função da crise financeira e do empréstimo contraído pelo Estado, o presidente da FENAM anunciou que a entidade irá recorrer ao Ministro da Saúde para tentar, em conjunto com o governador do estado e do presidente da República, superar este impasse e viabilizar a efetivação do Plano de Cargos, ainda que seja de forma gradativa, conforme estabelece a lei que o criou.

O Movimento PCCS Já defendeu o início da implementação gradual do Plano de Cargos por ato do governador, a exemplo de outras iniciativas que não foram submetidas ao crivo do Conselho de Recuperação Fiscal – que já se declarou incompetente para decidir -, e a apresentação, à União, de medidas financeiras compensatórias (Art. 27 do Decreto n° 9109/2017), caso seja provocado.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam e Fenasps entregam carta em defesa ao SUS ao Ministério da Saúde
Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
0
Would love your thoughts, please comment.x