A FENAM está mais perto de garantir na LOA a diferença da gratificação para os médicos federais

29 de agosto de 2018

Nesta terça-feira (28), o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, e outros dirigentes de entidades médicas nacionais, foram recebidos em audiência pelo secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República, Daniel Sigelmann, a quem entregaram e detalharam o relatório final do XIII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), contendo as propostas aprovadas por aquele fórum. Durante o encontro, Darze cobrou do secretário a adoção de medidas urgentes para solucionar a questão da gratificação dos médicos do Ministério da Saúde, que recebem valor inferior ao das demais categorias de nível superior. Participaram da audiência a Subchefe Adjunta Substituta da Casa Civil, Viviane Esse, o Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, o diretor da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Luiz Dantas Mestrinho, e o diretor da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Dr. Juracy Barbosa dos Santos. 
O presidente do CFM entregou ao secretário uma pesquisa sobre a demografia médica e pediu o seu apoio para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 454/09), que cria a carreira de médico de Estado, e que está tramitando no Congresso Nacional.
A exemplo dos resultados obtidos com os demais interlocutores do governo, em contatos recentes, o presidente da FENAM conseguiu sensibilizar o secretário da Casa Civil sobre a injustiça cometida com os médicos federais, obtendo a garantia de que ele irá intermediar o agendamento de uma reunião com o secretário executivo do Ministério do Planejamento para tratar do assunto. Já o presidente da ANMR solicitou que Sigelmann se empenhe para garantir a elevação do valor da bolsa dos médicos residentes.

Presidente da FENAM recorre ao presidente Temer em favor dos médicos federais

Na ocasião, Jorge Darze teve a oportunidade de falar também com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, sobre a gratificação dos médicos federais. O presidente da FENAM salientou que a discussão sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) já está se iniciando e que, por isso, este é o momento ideal para se resolver o problema, garantindo na LOA os recursos necessários para o pagamento da diferença da gratificação. Temer, que já recebeu Jorge Darze outras vezes para falar sobre a área de saúde e o exercício profissional do médico, afirmou que tentará conversar sobre o assunto com o ministro da Saúde, ainda nesta semana, em seu gabinete, e que comunicará ao presidente da FENAM para que ele possa estar presente.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x