FENAM participa do pré XIII Encontro Nacional das Entidades Médicas no Rio de Janeiro

23 de maio de 2018
Nesse sábado (19), aconteceu o pré Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM). O encontro foi organizado pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (AMERERJ) e pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) com o objetivo de debater as pautas do XIII ENEM 2018, que irá acontecer nos dias 29 e 30 de maio em Brasília (DF).
 

Os participantes discutiram os três eixos norteadores do XIII ENEM que são a formação médica, a relação de trabalho médico e a assistência. O objetivo da reunião foi a criação de um relatório com propostas e discussões relevantes para a classe médica, através da unidade das entidades médicas regionais. 
 

Para o presidente da FENAM, Dr. Jorge Darze, o ENEM irá se constituir em uma plataforma de reivindicações dos médicos brasileiros e em um importante instrumento de luta da categoria.
 

Durante a mesa de discussão ficaram acordados os itens: defesa do concurso público com remuneração condizente ao cargo exercido; criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV); uso do Piso Fenam como referência salarial; não contratação sob regime de Pessoa Jurídica, a “Pejotização”; estabilidade constitucional; denunciar o desmonte da administração pública; contra a precarização dos vínculos trabalhistas; contra o uso de Organizações Sociais na administração pública; defesa do Projeto de Emenda à Constituição (PEC), 454/09, que cria a carreira de médico de estado; defesa do ajuste dos valores da tabela da saúde suplementar, que é regulado pela ANS; e a defesa da aplicabilidade da Lei 13.003/14.
 

A assistência médica no Brasil foi o último tema debatido no Pré-Enem. Apresentado pelo conselheiro e representante do Conselho Federal de Medicina, Sidnei Ferreira, a mesa teve como destaques as formas de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a situação da saúde suplementar e as novas formas de remuneração do médico.
 

Os itens debatidos foram: a defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde, através de um Observatório Nacional de Luta pelo SUS; reajuste da Tabela SUS; discutir o papel regulador da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na Saúde Suplementar; a não comercialização de Planos de Saúde que limitam contratualmente a assistência médica por períodos inferiores a 24 horas; retirar a proposição estabelecida na RN 364/14 e na IN 63, que precarizam 85% do IPCA, como uma das formas de reajuste contratual anual, sob o rótulo do Fator de Qualidade; contra a adoção de Planos Populares; manutenção do sistema “pay for service” (pagamento pelo serviço); controle social efetivo; Sistemas Locais de Luta – Centrais de Queixa; e União Nacional das Entidades em Defesa do SUS.
 

No fim da reunião, os apresentadores e representantes das entidades conclamaram a união dos médicos e chamaram atenção para a necessidade de fortalecer a Frente Parlamentar da Medicina para defender as prerrogativas médicas.
 

Fonte: FENAM com informações do Cremerj

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x