Medicina foi um dos maiores alvos da USP durante a ditadura

2 de maio de 2018
O relatório final da Comissão da Verdade da USP, entregue recentemente à Reitoria, conclui que o período da ditadura militar (1964-1985) foi marcado por graves violações de direitos humanos dentro da Universidade. A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), na capital paulista, foi um dos alvos das perseguições, com prisões, expulsões, inquéritos policiais, aposentadorias compulsórias e demissões sumárias.


Em entrevista à Rádio USP, o professor Erney Felicio Plessmann de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e Professor Emérito da FMUSP, deu seu depoimento sobre esse período.

Ele conta que, na época, havia um grupo de professores, em sua maioria jovens, que buscava reformar o ensino e a produção científica na faculdade, trazendo um caráter experimental e fugindo da tradição erudita que a unidade possuía, o que criava conflitos. “Nós estávamos nos tornando incômodos ao exigir uma reformulação completa do processo de pesquisa e de tratamento experimental do conhecimento médico, e não o transmitido por livros”, relata o professor.


Após o golpe militar, por meio de uma carta anônima, vários professores foram alvos de denúncias baseadas em inverdades e foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM). O médico foi acusado de mentir em seu currículo e de aliciar alunos para o Partido Comunista. A partir do inquérito, vários professores foram demitidos da faculdade e alguns foram embora do País – caso do professor Plessmann, que viajou aos Estados Unidos com a família às pressas.


Com o fim da ditadura, o professor foi um dos primeiros a retornar à USP. Ele lembra que vários médicos não voltaram ao Brasil ou até mudaram de carreira. Como forma de se redimir, a Faculdade de Medicina deu a todos os professores que haviam sido demitidos durante a ditadura o título de Emérito.


Os volumes do relatório final da Comissão da Verdade podem ser acessados no site oficial do programa.

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x