Dia Internacional da Hemofilia

16 de abril de 2018

O Dia Internacional da Hemofilia é celebrado dia 17 de abril em homenagem ao aniversário de Frank Schnabel, responsável por fundar, em 1963, a Federação Mundial da Hemofilia, organização sem fins lucrativos e atuante em 113 países do mundo. O objetivo da data é conscientizar a população acerca da hemofilia, assim como outras desordens sanguíneas.

Quando há o rompimento de um vaso sanguíneo, proteínas e plaquetas formam uma espécie de tampão para estancar o sangramento. Esse tampão é denominado coágulo sanguíneo. A pessoa homofílica possui uma deficiência na produção das proteínas necessárias para a produção do coágulo e, dessa forma, o sangue continua saindo do vaso sanguíneo, causando uma hemorragia incessante capaz de levar à morte, se não tratada.

Por ser uma doença ligada ao cromossomo sexual X, a doença é mais frequente em homens, mas também pode ocorrer em mulheres.  O distúrbio é geralmente identificado nos primeiros anos de vida da criança por meio de hematomas, ou apenas na fase adulta, após a pessoa sofrer algum acidente ou precisar ser operado cirurgicamente, nos casos mais leves da doença.

Recomenda-se que os pais procurem assistência médica se o filho apresentar sangramentos frequentes e desproporcionais ao trauma. Além disso, é aconselhável que o hemofílico realize atividades físicas para fortalecer a musculatura, sendo a natação o mais indicado, por ser um esporte de baixo impacto. O tratamento da hemofilia consiste na reposição do fator anti-hemofílico, proteína necessária para a coagulação, disponibilizada gratuitamente pelo SUS. 

O Brasil é o terceiro país no mundo em número de portadores de enfermidades no sangue, segundo dados do Ministério da Saúde. Com 12 mil habitantes sendo assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil já atingiu a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de três Unidades Internacionais (UI) per capita para o consumo de medicação para a hemofilia.


Fonte: FENAM, com informações do Ministério da Saúde

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x