Dia Internacional da Hemofilia

16 de abril de 2018

O Dia Internacional da Hemofilia é celebrado dia 17 de abril em homenagem ao aniversário de Frank Schnabel, responsável por fundar, em 1963, a Federação Mundial da Hemofilia, organização sem fins lucrativos e atuante em 113 países do mundo. O objetivo da data é conscientizar a população acerca da hemofilia, assim como outras desordens sanguíneas.

Quando há o rompimento de um vaso sanguíneo, proteínas e plaquetas formam uma espécie de tampão para estancar o sangramento. Esse tampão é denominado coágulo sanguíneo. A pessoa homofílica possui uma deficiência na produção das proteínas necessárias para a produção do coágulo e, dessa forma, o sangue continua saindo do vaso sanguíneo, causando uma hemorragia incessante capaz de levar à morte, se não tratada.

Por ser uma doença ligada ao cromossomo sexual X, a doença é mais frequente em homens, mas também pode ocorrer em mulheres.  O distúrbio é geralmente identificado nos primeiros anos de vida da criança por meio de hematomas, ou apenas na fase adulta, após a pessoa sofrer algum acidente ou precisar ser operado cirurgicamente, nos casos mais leves da doença.

Recomenda-se que os pais procurem assistência médica se o filho apresentar sangramentos frequentes e desproporcionais ao trauma. Além disso, é aconselhável que o hemofílico realize atividades físicas para fortalecer a musculatura, sendo a natação o mais indicado, por ser um esporte de baixo impacto. O tratamento da hemofilia consiste na reposição do fator anti-hemofílico, proteína necessária para a coagulação, disponibilizada gratuitamente pelo SUS. 

O Brasil é o terceiro país no mundo em número de portadores de enfermidades no sangue, segundo dados do Ministério da Saúde. Com 12 mil habitantes sendo assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil já atingiu a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de três Unidades Internacionais (UI) per capita para o consumo de medicação para a hemofilia.


Fonte: FENAM, com informações do Ministério da Saúde

Posts Relacionados

Publique seu comentário