Curso sobre Saúde das Populações dos Campos, Florestas e Águas

13 de abril de 2018

A oferta tem por objetivo adequar as competências dos profissionais de saúde que atuam destas áreas, melhorando o cuidado à saúde dessas populações.

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com matrículas abertas para o novo curso Atenção Integral à Saúde da Populações dos Campos, das Florestas e das Águas, oferecido pela Universidade Federal do Mato Grosso do SUS (UFMS) e Fiocruz MS. A oferta tem por objetivo adequar as competências dos profissionais de saúde que atuam destas áreas, melhorando o cuidado à saúde dessas populações.

Profissionais de saúde interessados no tema poderão se matricular até abril de 2019, pelo link.

Motivada pela necessidade de qualificar os profissionais de saúde que assistem essas populações, a qualificação promove a reflexão sobre a qualidade do serviço desenvolvido e visa ampliar as competências necessárias para que a atenção seja universal, integral, centrada nas necessidades das pessoas, respeitando a competência cultural dos indivíduos e comunidades.

Com carga horária de 60 horas, as quatro unidades do curso tratam da diversidade das populações do campo, da floresta e das águas; da gestão do cuidado por ciclo de vida e vulnerabilidade, além dos agravos de maior prevalência e, por fim, a atenção às situações de risco à saúde dessas pessoas.

A capacitação foi elaborada por profissionais especialistas em Saúde Rural e os conteúdos apresentam os riscos ocupacionais e ambientais das diferentes populações, quer sejam ribeirinhas, do agreste nordestino, dentre outros. “É muito rica a seção que traz as informações sobre agrotóxicos e a correlação com aumento de incidência de câncer além das intoxicações por agrotóxicos, tanto crônicas como aguadas; o risco de acidentes com animais peçonhentos, dentre outros temas”, explica a coordenadora pedagógica do curso Leika Geniole. Outro tema abordado é a utilização de plantas medicinais, os efeitos adversos e interação com medicações alopáticas.

Para Geniole, a formação dos profissionais de saúde, em geral, não os prepara para cuidar das pessoas com essas particularidades, “portanto faz-se necessário uma complementação à formação acadêmica para a prática do cuidado à saúde”, pontua.

Para dinamizar o conhecimento, são utilizadas situações problemas, atividades interativas e vídeos que apresentam diferentes realidades dos territórios, a forma que os profissionais de saúde se reinventam para o exercício da promoção da saúde, da prevenção de doenças e recuperação da saúde das pessoas nessas localidades

Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta 
A atenção à saúde das populações do campo, da floresta e das águas ganhou destaque após a publicação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta em 2013, do Ministério da Saúde, instituída por meio da Portaria nº 2.866, em 02 de dezembro de 2011.

Em 2014, essa Portaria sofreu uma nova redação, com a inclusão do termo “águas”, com o objetivo de promover a saúde das populações do campo, da floresta e das águas por meio de ações e iniciativas que reconheçam as especificidades de gênero, geração, raça, cor, etnia e orientação sexual. A política destaca ainda o acesso aos serviços de saúde, à redução de riscos e agravos à saúde decorrente dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas e a melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida.

Por: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMS


Fonte: Blog da Saúde/ Ministério da Saúde

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
Assédio e agressão: o desafio das médicas no ambiente de trabalho
Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
0
Would love your thoughts, please comment.x