Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica aprova Matriz de Competência de Radiologia

23 de março de 2018

A Reunião Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR) foi realizada nessa quarta-feira (21), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). O diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente, Dr. José Antônio Romano, representou a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) na plenária que aprovou a Matriz de Competência apresentada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e a de Alergia e Imunologia, da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia.

Além disso, a reunião também discutiu:

– A formação do Grupo de Trabalho para definir a metodologia para atualização da resolução CNRM 1/2017;

– A formação do Grupo de Trabalho para atualização de normas dos editais de chamamento de ingresso na Residência Médica (rever resoluções, notas técnicas);

– Apresentação do andamento do Reconhecimento dos certificados de Residência Médica pela plataforma Carolina Bori; dentre outros.

Para o Dr. Romano, a aprovação das matrizes traz estabilidade para os médicos residentes. “É muito importante conseguir a aprovação dessas matrizes, para que os médicos brasileiros possam seguir com segurança a sua residência médica. Isso representa que quem fizer residência médica, em qualquer parte do país, terá a mesma matriz de competência da sua especialidade”, explicou.

O diretor foi acompanhado também do presidente do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares (Sinmed), Dr. Adhemar Figueiredo. 

A Matriz

A matriz de competência serve para alinhar as habilidades que o profissional terá, sendo assim, diferente do currículo. A instituição que define as matrizes para a formação de especialistas na área de residência é a CNRM, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB), de acordo com o decreto nº 8.516/2015, que regulamenta a formação do Cadastro Nacional de Especialistas.

Residência Médica

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a CNRM.

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

 Fonte: FENAM, com informações do MEC

 

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x