Dia Mundial de Combate à Tuberculose

23 de março de 2018

No dia 24 de março de 1882, o cientista Robert Koch anunciou a causa da tuberculose – o bacilo TB – iniciando-se, assim, o processo de diagnóstico e cura da doença. Por causa disso, no centenário dessa descoberta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O objetivo da data é alertar a população quanto à doença e erradicá-la completamente.

A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, por meio de bactérias que são expelidas no ar quando um indivíduo contaminado tosse, fala, espirra ou cospe. A infecção se inicia quando o bacilo atinge os alvéolos pulmonares, podendo se disseminar para outras áreas do corpo por meio da corrente sanguínea. 

Normalmente, o sistema imunológico consegue conter a multiplicação das bactérias, contendo a infecção. Entretanto, quando o bacilo da tuberculose supera as defesas imunológicas e começa a se multiplicar, a doença é instalada, podendo ser logo depois da infecção ou anos depois. Segundo a OMS, cerca de 10% dos infectados que possuírem sistema imunológico normal desenvolverão a doença durante a vida. Desses 10%, metade vai contrairá a doença nos dois primeiros anos e a outra metade, apenas mais tarde. Pessoas infectadas com o vírus HIV ou que forem diagnosticados com alguma outra doença que deprima o sistema imunológico tem mais chances de contrair a doença.

Tosse seca ou com excreção – podendo evoluir pra tosse com pus ou sangue, cansaço, febre no período da tarde, sudorese noturna, emagrecimento e gânglios no pescoço são alguns dos sintomas da tuberculose. Apesar de ser uma doença grave e mortal, o tratamento correto e o acompanhamento médico adequado garantem a cura do paciente.

A doença pode ser evitada por meio da vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG), uma das primeiras vacinas a serem aplicadas em um recém-nascido, que é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conhecida por deixar uma pequena cicatriz no braço, a BCG previne tanto contra a tuberculose miliar – forma mais grave da doença, que pode atingir outros órgãos além do pulmão – quanto contra a meningite tuberculosa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano, no Brasil, são notificados 70 mil casos de tuberculose e cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Globalmente, são 10 milhões de casos notificados, gerando mais de um milhão de mortes por ano. Dessa forma, é necessário que a população tenha consciência da periculosidade da doença, se previna e procure acompanhamento médico ao perceber os primeiros sintomas.

Saiba mais sobre a tuberculose assistindo à um vídeo, clicando AQUI.

Fonte: FENAM, com informações do Ministério da Saúde e da OMS

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x