Diante do descaso do governo, equipe do Hospital de Bonsucesso decide fechar a emergência

21 de março de 2018

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, se reuniu, nessa segunda-feira (20), com o corpo clínico do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro (RJ). A reunião mais uma vez, teve o objetivo de apontar uma solução para a situação da emergência da unidade, que há quase um mês funciona com déficit de profissionais.

Infelizmente, considerando a insuficiência de recursos humanos necessários para o funcionamento do novo setor de emergência, as equipes decidiram pelo fechamento, a partir do próximo sábado (24), até que as condições necessárias para seu funcionamento estejam presentes.

Entenda

A emergência da Unidade foi reformada, ampliada e ficou com a estrutura moderna, com capacidade de atender mais que o dobro de pacientes. Mas, isso só seria possível se o governo também tivesse ampliado o quadro de servidores. Desde o dia 28 de fevereiro (dia da inauguração), os servidores reivindicam que o governo cumpra seu papel de gestor e aponte uma solução para o problema, visto que o quadro de funcionários ainda é o mesmo, com 71.

Por conta disso, os trabalhadores foram obrigados a parar o funcionamento, até que o governo cumpra seu papel de gestor. Dr. Darze lembrou que “não é possível manter um serviço dessa importância com o quantitativo de pessoas existente”.

Na terça-feira (20), o dirigente entregou uma carta, com as reivindicações dos servidores, ao Coordenador Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Pablo Marcos. O dirigente da FENAM declarou que espera que o governo entenda a grave situação e resolva o quanto antes o caos do atendimento da emergência de Bonsucesso.

Leia abaixo um trecho da carta:

Considerando a grave situação da Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro, que inclusive determinou, por parte do Governo Federal, a intervenção nessa Área para a proteção de nossa população.

Considerando que o Poder Judiciário Federal determinou a contratação de pessoal necessário para o pleno funcionamento da Emergência, o que até o presente momento não foi cumprido.

Considerando a grave crise por que passa a Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro, inclusive com óbitos decorrentes da falta de assistência e de atenção básica até a hospitalar.

Considerando que todos os fatos acima relatados não só comprometem a saúde de nossa população, assim como coloca em risco a integridade física das equipes de Saúde com possíveis consequências jurídicas, éticas, civil e criminal.

Os médicos que compõem o Corpo Clínico deste Hospital Federal decidiram pelo fechamento do novo setor de Emergência, no próximo sábado – dia 24 de março de 2018 – até que as condições necessárias para o seu funcionamento estejam presentes, principalmente a contratação dos recursos humanos necessários.

Atenciosamente,

Dr. Baltazar de Araújo Fernandes

Presidente da Direção do Corpo Clínico do HFB

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x