Nova emergência do Hospital Federal de Bonsucesso funciona com falta de profissionais da saúde

2 de março de 2018

Nesta quarta-feira (28), o delegado da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Júlio Noronha, acompanhou a vistoria do defensor público federal Daniel Macedo, na nova área de emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro (RJ), que começou a funcionar apesar da falta de profissionais e da determinação da justiça.  A visita contou ainda com a participação de representantes do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) e outras entidades médicas.

O juiz da 11ª vara federal, responsável pela ação patrocinada pela Defensoria Pública da União, determinou a abertura dessa emergência no dia 28, mas com a presença de todos os profissionais necessários para o pleno funcionamento. Infelizmente, o retrato foi outro, visto que a decisão não foi cumprida.

De acordo com Noronha, a unidade hospitalar tem 2600 m² com maquinaria e acomodações semelhantes aos melhores hospitais particulares, no entanto, não há trabalhadores suficientes para atender a população, pois o atendimento no novo setor foi iniciado com os mesmos 71 médicos da antiga emergência. Para suprir a demanda, seria necessário de, no mínimo, 200 profissionais.

O delegado da FENAM constatou que a nova área não está funcionando adequadamente. “Como era de se esperar, às 8h havia sete pacientes aguardando atendimento, já às 13h22 os pacientes brigavam na porta”, relata.

O defensor público federal Daniel Macedo disse que irá acusar o ministro da Saúde, Ricardo Barros e também o do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo de Oliveira, por improbidade administrativa e crime contra a saúde. Além disso, entre outras ações, irá entrar com pedido de multa de R$1.000,00 por dia até a normalização dos recursos humanos no hospital.

Veja mais: 

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x