Instituições médicas organizam programação do Encontro Nacional das Entidades Médicas

27 de fevereiro de 2018

Nesta quarta-feira (7), a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), representada pelo presidente e seu vice, Dr. Jorge Darze e Dr. Mario Vianna, respectivamente, e pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Dr. Marlonei Santos, participaram da reunião Pró-Sus, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF). 

O objetivo do encontro foi definir os temas e discutir os detalhes da programação do próximo Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM). O grupo, também formado por integrantes do CFM, da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Médica Brasileira (FMB), definiu que o evento será realizado nos dias 29 e 30 de maio, na capital federal na sede da Associação Médica de Brasília (AMB). 

Entre outros temas, as entidades definiram ser importante ter a pauta central focada no mercado de trabalho, carreira de estado, remuneração e valorização no SUS, ensino médico no Brasil e Política Nacional de Atenção Básica.

Dr. Darze reforçou a questão do SUS, que para ele é um desafio. “O que temos que debater é a violação do estado democrático de direito, que versa sobre a prioridade de direito e de necessidade. Precisamos lutar pela realização de mais concurso e que os médicos lutem por seus direitos”, destacou. 

Para Dr. Mario Vianna, o tema da carreira médica de estado deve ser amplamente debatido.  “Todas as mazelas dos SUS são consequência justamente pela inexistência  desta carreira. O que vemos são profissionais contratados para uma função, e que estão sendo realocados para outras funções, o que caracteriza desvio de função. Isso precisa acabar”, desabafou.  

Dr. Marlonei e o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, Flávio Freitas Barbosa, foram unanimes e enfatizaram ser necessário o engajamento da categoria, já nas escolas de medicina. “O jovem médico é um colega no fim do curso, pronto para entrar ao mercado, e que precisa de mais engajamento. Através do ENEM vamos abrir esses debates para sairmos com temas que levaremos a eles como agenda de luta”, disse Dr. Marlonei. 

O Coordenador da mesa, Dr. Donizetti Dimer Gimberardino, defende que o SUS deve ser representado como modelo universal de saúde, onde os médicos devem ser tratados com respeito para que ofertem um bom atendimento à população. Além disso, também  destacou a importância do Instituto Brasil de Medicina (IMB), que será o apoio da Frente Parlamentar da Medicina, para que as entidades sejam fortemente representadas dentro do Congresso Nacional . 

Sobre o ENEM

A última edição do ENEM aconteceu em agosto de 2013. A retomada de um dos maiores encontros de lideranças médicas do País é resultado da reunificação do movimento médico nacional, anunciada no fim do ano passado. A ideia é assegurar o respeito, a segurança e a valorização aos médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A próxima reunião de alinhamento já está agendada para o próximo dia 27 de fevereiro. 

Acesse as fotos da reunião

Fonte: FENAM com informações CFM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x