Dicas de saúde da Promed garantem um Carnaval tranquilo

5 de fevereiro de 2018

Carnaval chegou e muitos já estão preparados para aproveitar a maior festa brasileira e a animação é tanta que algumas pessoas se esquecem dos cuidados mais básicos de saúde. Mas, não se preocupe, ainda dá tempo de conferir algumas dicas para que a folia não sofra interrupções ou corra o risco de perder a graça. Listamos alguns cuidados para curtir os dias de folia com o pique lá em cima e manter a energia sem prejudicar sua saúde.

Hidratação – Com o verão estendendo-se até a segunda metade de março e as horas de sol durando até mais tarde graças ao horário de verão, ir atrás dos trios e carros alegóricos vai demandar muita energia. E boa parte dessa animação depende de quão hidratado o folião se mantiver já que as temperaturas podem ultrapassar os 30°C nos dias mais quentes. Outro cuidado é importante já que, embora seja líquida e gelada para aplacar o calor, a cerveja na verdade acelera o processo de desidratação, portanto contrabalancear com boas doses de água garante segurança e ainda diminui os efeitos da ressaca.

Crianças – Cada vez mais presentes nas comemorações com matinês especiais ou mesmo nas ruas com os pais, as crianças exigem cuidado especial. Atenção redobrada para que os pequenos não se percam é crucial, ainda que estejam em eventos fechados. A tolerância das crianças aos longos intervalos entre refeições é menor, então garanta também alguns lanchinhos para remediar a fome dos pequenos.

Alimentação – Também é preciso estar de pé para aproveitar a folia, por isso é muito importante estar bem alimentado durante o Carnaval. Isso não significa apenas saciar a fome, já que alimentos muito gordurosos podem ser vilões enquanto legumes e verduras são ótimas fontes de líquidos e de vitaminas. Ainda assim, ingerir carboidratos em refeições como o almoço pode garantir uma boa dose de energia para aproveitar até o fim do dia, tomando cuidado com os excessos.

Roupas e fantasias – Falando em exageros, ainda que muito do Carnaval esteja nas fantasias, é bom não passar da conta. Prefira calçados mais confortáveis e roupas leves para evitar se cansar antes da hora ou mesmo sofrer acidentes como torções. Máscaras não agridem a pele, mas tenha cuidado com adereços que dificultem a respiração, pois eles podem levar à fadiga. Além disso, plumas e penas podem provocar alergias respiratórias.

Cuidados com a pele – Outro efeito da bebida alcoólica é o ressecamento da pele e, com as longas horas de exposição ao sol, a aplicação de um bom filtro solar a cada duas horas é imprescindível para garantir o melhor dos cinco dias de feriado prolongado. O uso de maquiagens capazes de resistir ao calor e ao suor aumenta a necessidade de garantir a limpeza completa da pele no fim do dia para evitar irritações.

Descanso – O corpo não é uma máquina e precisa de seis a oito horas de sono por dia para se regenerar. Sem esse período de descanso fica difícil manter o ritmo durante todos os dias e, em algum momento, o folião sentirá cansaço e esgotamento. Se a festa for até mais tarde, ao invés de recorrer ao excesso de energéticos, é recomendado recompensar dormindo mais ou, quando possível, tirar um cochilo durante o dia.

No fim, basta moderação e um pouco de atenção para garantir que a folia dure todo o feriado e apenas a quarta-feira acabe em cinzas.

Cuidar da saúde é essencial em qualquer situação, e na folia, mais ainda. Tão importante quanto cuidar, é prevenir. Ter à disposição uma rede credenciada de médicos altamente qualificados é uma das vantagens de ter um plano da Promed. Ampla estrutura de clínicas, hospitais próprios e conveniados oferecem todo o suporte para o beneficiário, desde procedimentos simples a cirurgias de alta complexidade. Promed, sua saúde é o que nos motiva.


Fonte: G1

Posts Relacionados

Publique seu comentário