Campos, RJ, terá 12 polos de vacinação no Dia D contra a febre amarela

23 de janeiro de 2018

O município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, participará do Dia D de vacinação contra a febre amarela no sábado (27). Serão 12 polos pela cidade, com atendimento de 9h às 15h.

Nos demais dias, a vacina pode ser tomada das 8h às 16h nos mesmos pontos. A dose da vacina é única. O município não utiliza, por enquanto, a dose fracionada.

Os polos de vacinação são: Centro de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Saúde de Guarus; CRTCA I; CRTCA II; Penha; Farol Lagamar; Morro do Coco; Tocos e UPHs de Travessão, Ururaí, Santo Eduardo e São José.

Por conta da confirmação de 15 casos de febre amarela em 2018, com sete mortes, o Ministério da Saúde considerou o Estado do Rio como Área com Recomendação de Vacinação (ACRV). Os casos foram registrados em Valença (nove casos), Teresópolis (três casos), Nova Friburgo (um caso), Petrópolis (um caso) e Miguel Pereira (um caso).

“Nunca houve interrupção da vacinação contra febre amarela em Campos. Em 2017, a nossa vacinação foi modelo para o estado do Rio de Janeiro inteiro e conseguimos a cobertura de quase 100% da área de alerta. A parte central da cidade é que ainda precisa de maior cobertura devido a um desinteresse da população durante a última campanha”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Roberta Lastorina.

Desde 2017, cerca de 260 mil pessoas tomaram a vacina contra a doença em Campos. A diretora da Vigilância de Saúde, Andreya Moreira, ressalta que a dose da vacina em Campos é de 0,5 ml, sem fracionamento.

“A população deve aproveitar a dose completa da vacina, que é a que estamos oferecendo. Esta dose é única para a vida inteira. Já a dose fracionada tem duração de oito anos”, ressaltou.

Para esclarecer algumas questões, o G1 consultou a Fiocruz, o Ministério da Saúde e especialistas.

A dose é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Idosos, devem apresentar autorização médica. Segundo os estudos mais recentes, uma única dose é suficiente para a proteção pelo resto da vida.

Fonte: G1

Related Posts

Post your Comment

Notícias Recentes

Negociações coletivas: Fenam se faz presente no 2º dia de evento do Ministério do Trabalho
Lúcia Santos conversa com Ministro do Trabalho, Luiz Marinho
Fenam participa de debate sobre negociações coletivas em evento do Ministério do Trabalho
Transmissão ao vivo do 1º Congresso Sindical da FENAM