Revista Pan-Americana de Saúde Pública divulga edição especial sobre imunização

4 de janeiro de 2018
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançou uma edição especial da Revista Pan-Americana de Saúde Pública sobre imunização nas Américas. A publicação comemora os 40 anos do Programa Ampliado de Imunização e homenageia o legado de Ciro de Quadros, ex-funcionário da OPAS/OMS e médico epidemiologista brasileiro reconhecido por seus esforços para a erradicação da poliomielite em nível global. Além disso, os artigos resumem o passado, analisam criticamente o presente e apresentam novas perspectivas sobre os desafios e oportunidades que o Programa de Imunização na região enfrentará no futuro.
 

São, ao todo, 13 artigos científicos que abordam temas como a evolução da Semana de Vacinação nas Américas, a imunização neonatal, as políticas e processos para a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) na América Latina e no Caribe e o desafio da sustentabilidade dos programas ampliados de imunização. Clique aqui para acessar a edição especial.

Ciro de Quadros


Em setembro de 1977, durante o vigésimo quinto Encontro do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, a Resolução CD25.R27 foi publicada para reduzir a morbidade e mortalidade por doenças comuns e evitáveis, bem como para​​ criar e expandir os serviços de vacinação permanentes nos cuidados de saúde primária. A resolução preparou o cenário para os objetivos e a declaração da política do Programa Ampliado de Imunização e gerou diretrizes operacionais para ajudar os países das Américas a desenvolverem seus programas de imunização.


Sob a direção de Ciro de Quadros (1940-2014), a Resolução foi implementada nos países da região. O médico brasileiro foi uma peça-chave para a estrutura fundamental do Programa de Imunização, tanto nas Américas quanto em todo o mundo. Ele dedicou sua vida à defesa da saúde como um direito humano básico e trabalhou exaustivamente para aumentar o acesso das populações às vacinas.


Sobre a Revista


A Revista Pan-Americana de Saúde Pública é uma publicação científica da OPAS. É também uma das mais longas revistas mensais dedicadas à promoção da saúde pública na região das Américas. Em sua forma atual, representa a convergência de três publicações anteriores, cuja primeira data de 1922. A publicação reflete continuamente uma imagem realista da evolução da situação de saúde da região. Mostrou-se visionária, muitas vezes com foco em temas de preocupação que mais tarde se tornariam prioridades na agenda de saúde pública das Américas.

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
0
Would love your thoughts, please comment.x