Revista Pan-Americana de Saúde Pública divulga edição especial sobre imunização

4 de janeiro de 2018
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançou uma edição especial da Revista Pan-Americana de Saúde Pública sobre imunização nas Américas. A publicação comemora os 40 anos do Programa Ampliado de Imunização e homenageia o legado de Ciro de Quadros, ex-funcionário da OPAS/OMS e médico epidemiologista brasileiro reconhecido por seus esforços para a erradicação da poliomielite em nível global. Além disso, os artigos resumem o passado, analisam criticamente o presente e apresentam novas perspectivas sobre os desafios e oportunidades que o Programa de Imunização na região enfrentará no futuro.
 

São, ao todo, 13 artigos científicos que abordam temas como a evolução da Semana de Vacinação nas Américas, a imunização neonatal, as políticas e processos para a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) na América Latina e no Caribe e o desafio da sustentabilidade dos programas ampliados de imunização. Clique aqui para acessar a edição especial.

Ciro de Quadros


Em setembro de 1977, durante o vigésimo quinto Encontro do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, a Resolução CD25.R27 foi publicada para reduzir a morbidade e mortalidade por doenças comuns e evitáveis, bem como para​​ criar e expandir os serviços de vacinação permanentes nos cuidados de saúde primária. A resolução preparou o cenário para os objetivos e a declaração da política do Programa Ampliado de Imunização e gerou diretrizes operacionais para ajudar os países das Américas a desenvolverem seus programas de imunização.


Sob a direção de Ciro de Quadros (1940-2014), a Resolução foi implementada nos países da região. O médico brasileiro foi uma peça-chave para a estrutura fundamental do Programa de Imunização, tanto nas Américas quanto em todo o mundo. Ele dedicou sua vida à defesa da saúde como um direito humano básico e trabalhou exaustivamente para aumentar o acesso das populações às vacinas.


Sobre a Revista


A Revista Pan-Americana de Saúde Pública é uma publicação científica da OPAS. É também uma das mais longas revistas mensais dedicadas à promoção da saúde pública na região das Américas. Em sua forma atual, representa a convergência de três publicações anteriores, cuja primeira data de 1922. A publicação reflete continuamente uma imagem realista da evolução da situação de saúde da região. Mostrou-se visionária, muitas vezes com foco em temas de preocupação que mais tarde se tornariam prioridades na agenda de saúde pública das Américas.

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

CARTA ABERTA AOS MÉDICOS DO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL
Em audiência pública, Fenam apela por agilidade na aprovação do novo Piso Salarial de médicos e dentistas
Vitória! Alteração do decreto n° 11.999 restaura a Comissão Nacional de Residência Médica
Novas faculdades: Fenam se manifesta sobre norma regulatória do MEC
0
Would love your thoughts, please comment.x