Artigo apresenta resultados da investigação da associação entre microcefalia e o vírus zika

14 de dezembro de 2017
O novo artigo do Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (Merg), intitulado Association between microcephaly, Zika virus infection and other risk factors in Brazil, final report of a case-control study, foi publicado na revista científica The Lancet-Infectious Diseases. O trabalho apresenta os resultados da investigação da associação entre microcefalia e infecção congênita pelo vírus zika e outros possíveis fatores de risco para o aumento de casos observados em Pernambuco entre 2015 e 2016.

Diversas hipóteses apontadas no início da epidemia foram testadas, como a associação com o uso de vacinas (Tdap, MR, MMR), a utilização do larvicida Pyriproxyfen em reservatórios de água e o uso de medicamentos durante a gestação. Os resultados finais do estudo comprovaram a forte associação entre microcefalia e infecção pelo vírus zika, já documentada anteriormente, não encontrando evidências de associação com os outros fatores de risco investigados.

O Merg é formado por pesquisadores da Fiocruz Pernambuco, universidades Federal e estadual de Pernambuco, entre outras instituições.

Acesse a íntegra da publicação no site do The Lancet.

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Piso salarial dos médicos é aprovado na Comissão de Saúde da Câmara
Conselho Deliberativo aborda temas estratégicos para a saúde pública no Brasil
Fenam vai ao Congresso lutar pela aprovação do Piso Salarial dos Médicos
Violência contra médicos: até quando?
0
Would love your thoughts, please comment.x