FENAM se reúne com Condsef para tratar do impasse nas negociações salariais com a Ebserh

23 de novembro de 2017
Nesta quarta-feira (22), o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, e o diretor de Saúde Suplementar da entidade, Dr. Antônio José dos Santos, se reuniram com o Secretário-Geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva, para tratar do acordo trabalhista dos servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 

A reunião foi para debater sobre a proposta elaborada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) depois que as entidades representativas dos servidores propôs a mediação do Tribunal. Esse fato ocorreu diante do impasse nas negociações, depois que a Ebserh, além de não propor nenhum reajuste de salário, iria também cancelar cláusulas sociais causando um grave prejuízo na vida dos seus servidores. 
 

Embora, as nossas entidades tenham manifestado um repúdio a essa postura, que na verdade, reproduz a mesma orientação do governo federal em relação aos servidores públicos federais, o juiz auxiliar da vice-presidência, Rogério Neiva Pinheiro, encarregado dessa mediação, depois de vários contatos com o Ministério do Planejamento, elaborou uma proposta baseada nos seguintes pontos: levar a cláusula econômica para julgamento pela SDC-TST; manter de forma geral e quase integral das cláusulas sociais; e contrapartida dos trabalhadores, em termos de concessões, para a referida alternativa.
 

A preocupação do juiz foi de que embora não havendo reajuste para esse Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2017/2018), pelo menos, os servidores não perderiam os benefícios já garantidos no acordo anterior. O reajuste será objeto de decisão judicial do dissídio coletivo já ajuizado. 
 

Essa proposta deverá ser analisada pelas entidades representativas dos diversos seguimentos dos servidores da Ebserh até a próxima sexta-feira (24) para que os efeitos dessa mediação possam serem implementados. Caso as entidades representativas dos servidores aceitem essa proposta o Tribunal irá comunicar a direção da empresa. 
 

Como a próxima data-base é 1º de março, e se nesse momento, houver a concordância com essa proposta a FENAM e as demais entidades irão realizar uma plenária em Brasília no dia 20 de dezembro com o objetivo de debater o cenário político e estabelecer uma agenda de lutas para que possamos chegar até ao próximo acordo em condições de enfrentar a resistência da empresa. 
 
 

Ebserh nega reajuste de salários para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho

Confira a ata:



Post your Comment

Notícias Recentes

Negociações coletivas: Fenam se faz presente no 2º dia de evento do Ministério do Trabalho
Lúcia Santos conversa com Ministro do Trabalho, Luiz Marinho
Fenam participa de debate sobre negociações coletivas em evento do Ministério do Trabalho
Transmissão ao vivo do 1º Congresso Sindical da FENAM