FENAM avalia trabalho médico no Maranhão

20 de novembro de 2017

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze e o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed-MA), Dr. Adolfo Paraiso, visitaram, nesta sexta-feira (17), o Hospital Municipal Djalma Marques, em São Luis (MA). A visita faz parte da agenda de compromissos da FENAM, que tem o objetivo de avaliar o trabalho médico e buscar soluções para melhorar a saúde pública do Brasil.
 
Darze enfatizou a importância da visita.  Foi uma visita importante porque esse hospital é a única porta aberta em todo o estado do Maranhão para uma emergência. Para cá, vem todos os casos muito graves e importantes. O que vemos é um hospital que está sobrecarregado para a quantidade de pessoas que são atendidas diariamente. Existem 280 leitos, mas  diariamente a capacidade de internação é ultrapassada”, avaliou.  Para o dirigente, a situação é  extremamente grave e isso reflete a negligência do governo municipal em não melhorar as condições de funcionamento. 

Dr. Adolfo lembrou que o Hospital Municipal Djalma Marques é a única porta aberta em todo o estado do Maranhão para o atendimento dos casos de emergência nas varias especialidades médicas. 

  
“A situação é extremamente grave e reflete a dificuldade que os governos municipais têm para administrar o sistema de saúde embora, no caso específico de São Luís, já participe com 27% do orçamento em que pese a lei dos SUS exigir o mínimo de 15% para investimento na área da saúde. Em todo o estado sofremos com a escassez de investimentos na saúde cuja demanda é crescente e capacidade de atender reduzida por falta de valorização do trabalho médico, não dando condições mínimas necessárias para que se possa exercer  a medicina com dignidade e ética”, desabafou. 

Confira aqui, o depoimento do Dr. Ademar Branco Bandeira, diretor do Hospital Municipal Djalma Marques, em que relata sobre a atual situação da saúde pública do Maranhão. 

Visita  ao Hospital de Oncologia Dr Tarquinio Lopes Filho 
 Na parte da tarde, Darze e Adolfo Visitaram  o Hospital de Oncologia Dr Tarquinio Lopes Filho, e se encontraram  e encontro com a diretora administrativa da unidade, Dra Sheila Rodrigues da Silva.

 Secretaria de Estado da Saúde

 Ainda nesta sexta-feira (17), o presidente da FENAM se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, Luís Carlos Lula Filho, para tratar da saúde pública do Maranhão. Darze solicitou ao secretário para implementar um projeto para avançar e melhorar a saúde. Na ocasião, o presidente da entidade defendeu ainda o plano de cargos e salários para os médicos com o piso FENAM. 

  


Ministério Público 

Na tarde desta sexta-feira (17), o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e o presidente do Sindicato dos Médicos do Maranhão se reuniram também com a promotora de Justiça Especializada de Defesa da Saúde Maria da Glória Mafra Silva para tratar da situação da saúde pública de São Luís (MA) e também do Brasil. O encontro foi na sede das Promotorias de Justiça da capital maranhense. 


Para Darze a reunião foi importante porque Glória Mafra tem desempenhado um papel que ultrapassa as suas condições como promotora de Justiça e tem agido como gestora resolvendo todas as situações irregulares do funcionamento da rede pública de saúde do Maranhão, em especial de São Luís. “É um trabalho que merece todo nosso respeito,  nós tivemos a oportunidade de debater com ela sobre a crise da saúde, as repercussões no atendimento a população e também as repercussões no trabalho médico”, relata Darze.

O presidente da FENAM disse ainda que o Sindicato dos Médicos do Maranhão deve estar mais próximo do Ministério Público, em especial dela, colaborando nas denúncias e na apuração das responsabilidades de quem tem causado danos ao funcionamento do sistema público de saúde aqui do estado.

  

Confira todas as fotos pelo Flickr da FENAM 
 
Fonte: FENAM 

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x