Servidores de Caxias fazem manifestação contra atrasos salariais e corte de pontos, nesta quinta-feira

14 de novembro de 2017
Os servidores municipais de Duque de Caxias (RJ), em especial os médicos, não recebem seus salários desde setembro deste ano. A categoria iniciou um movimento grevista no dia 10 de julho, devido aos atrasos salariais e à falta de um calendário de pagamento. Além de não regularizar a situação, a Prefeitura realiza descontos nos contracheques de quem aderiu à paralisação. A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) orientou que os médicos protocolem os contracheques descontados no Ministério Público Estadual – subsede de Caxias – para documentar uma ação civil pública, que o MP vai ajuizar para garantir o pagamento dos dias descontados. “Até médicos que estavam de férias foram descontados em folha, isso é uma arbitrariedade muito grande, pois a nossa greve é legal”, defendeu o presidente da FENAM, Jorge Darze. 

 

Durante assembleia realizada pela FENAM na noite desta segunda-feira (13), no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), os servidores aprovaram ainda a participação da categoria de Saúde na grande manifestação que vai ocorrer no próximo dia 16, às 10 horas, em frente à Prefeitura de Caxias. Será um ato unificado de todas as áreas da rede municipal. O último salário que os trabalhadores receberam foi referente ao mês de agosto.


 

A FENAM solicitou uma audiência com a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, para tratar da pauta da greve e do andamento da ação civil pública, ajuizada pela entidade, que solicita a regularização do calendário de pagamento. O processo tramita no município de Duque de Caxias, mas ainda não obteve sentença. Em breve, a Justiça deve convocar o prefeito de Caxias, Washington Reis, para a negociação entre as autoridades e a FENAM.  


No próximo dia 21, às 10 horas, será realizada uma Audiência Pública na Câmara dos Vereadores – Plenário Vilson Campos Macedo – para discutir o sucateamento das unidades de Saúde e o atraso no pagamento dos salários.


0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x