Morre professora da USP que criou primeiro anestésico brasileiro

1 de novembro de 2017

Foi velada nesta segunda-feira (30), em São Paulo, Maria dos Prazeres Barbalho Simonetti, professora aposentada do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. A pesquisadora desenvolveu o primeiro anestésico brasileiro, batizado de simocaína, em alusão ao seu sobrenome.

Docente do Departamento de Farmacologia, de 1971 a 2004, Maria dos Prazeres se formou em Medicina e escolheu a anestesia como especialização. Mestre e doutora pela USP, fez pós-doutorado na Universidade de Harvard.

Ao Jornal da USP, em 2002, relatou que a simocaína é resultado de uma ideia aparentemente simples, mas que até então ninguém tinha pensado. Os anestésicos são formados por dois tipos de substâncias e ambas têm como função bloquear os impulsos que provocam a sensação de dor. No entanto, uma delas, apesar de muito eficiente, causa efeitos colaterais e por isso é considerada “ruim”. A solução encontrada pela pesquisadora foi colocar 75% da parte boa e 25% da ruim.

No final de 2001, a USP e a empresa Cristália fecharam um acordo para a comercialização do produto, lançado com o nome de Novabupi.
Fonte: Jornal da USP

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
Médicos Pelo Brasil: Fenam está em fase final de minuta de acordo coletivo
Fenam apoia o movimento legítimo dos médicos de Rondônia em busca da valorização profissional
Fenam busca equiparação salarial para médicos do Ministério da Saúde
0
Would love your thoughts, please comment.x