Morre professora da USP que criou primeiro anestésico brasileiro

1 de novembro de 2017

Foi velada nesta segunda-feira (30), em São Paulo, Maria dos Prazeres Barbalho Simonetti, professora aposentada do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. A pesquisadora desenvolveu o primeiro anestésico brasileiro, batizado de simocaína, em alusão ao seu sobrenome.

Docente do Departamento de Farmacologia, de 1971 a 2004, Maria dos Prazeres se formou em Medicina e escolheu a anestesia como especialização. Mestre e doutora pela USP, fez pós-doutorado na Universidade de Harvard.

Ao Jornal da USP, em 2002, relatou que a simocaína é resultado de uma ideia aparentemente simples, mas que até então ninguém tinha pensado. Os anestésicos são formados por dois tipos de substâncias e ambas têm como função bloquear os impulsos que provocam a sensação de dor. No entanto, uma delas, apesar de muito eficiente, causa efeitos colaterais e por isso é considerada “ruim”. A solução encontrada pela pesquisadora foi colocar 75% da parte boa e 25% da ruim.

No final de 2001, a USP e a empresa Cristália fecharam um acordo para a comercialização do produto, lançado com o nome de Novabupi.
Fonte: Jornal da USP

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x