FENAM participa do Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico, no Piauí

26 de outubro de 2017

A diretoria da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) participou nessa quarta-feira (25), do Congresso Brasileiro sobre a Situação do Médico e IV Fórum Médico-Jurídico, na sede do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi).

O evento discutiu temas de grande relevância para a categoria médica e para a sociedade, e contou com palestrantes convidados e  com a presença autoridades locais.

O presidente, Dr. Jorge Darze, participou de uma das mesas de debate e falou sobre a atual situação do trabalho médico. “O médico brasileiro hoje sofre as consequências, as repercussões dessa politica nefasta, que viola e caça o direito fundamental, o direito à Saúde. Nós temos exercido a nossa profissão naquele limite do paradoxo da contradição, que nós chamamos do exercício ético profissional e a realidade nos é apresentada para o exercício da nossa profissão”, esclareceu. 

Em uma das mesas, foi debatida a terceirização em especial a pejotização, sistema pelo qual o profissional deixa de atuar como pessoa física e passa a trabalhar como pessoa jurídica.  O desembargador Francisco Meton Marques de Lima (TRTPI) destacou ser uma a tendência é que todos tenham que se pejotizar, ou seja, acabar o trabalho como pessoa física e passar para o sistema de pessoa jurídica.

Segundo o Meton Marques, a Lei 11.196 é muito oportuna para suprir um espaço de proteção típica do trabalhador e que também não chega a ser um empresário. “A Lei abriu um segundo espaço para a classe médica que não precisa mais daquela proteção típica do trabalhador e ao mesmo tempo precisa de uma maior liberdade de trabalho, até porque pela sua qualificação, precisa de mais renda e numa carteira de trabalho é muito difícil pelo custo social”, ressalta Francisco Meton.

 Para a assessora jurídica do Simepi, Isadora Santos com o aumento exponencial no número de processos atualmente em relação a responsabilidade civil e erro médico, é importante que a classe tenha ciência, justamente com esse processo de terceirização quando constituir ou não uma pessoa jurídica.

“A pessoa jurídica vem com vários encargos e ônus que o médico vai ter que arcar no momento que for atuar, como as seguintes responsabilidades: inversão do ônus da prova, valor da indenização e outras tantas questões que o médico terá que pensar para que no futuro não sofra nenhum tipo de ação e acabar inviabilizado a própria atividade médica”, explicou Isadora Santos.

Agenda

Darze, aproveitou a oportunidade para dar continuidade à agenda de compromissos da entidade, onde se pretende fazer uma análise sobre a situação do trabalho médico no Brasil.

No início da tarde participou de entrevista ao vivo na TV Cidade Verde, afiliada SBT no Piauí. Na pauta foram discutidas pautas como a situação do trabalho médico no País, condição de saúde da população, Programa Mais Médicos, vitimização do trabalho médico e judicialização.

Acesse aqui a entrevista.
 

Além disso, também concedeu entrevista na Rádio Jornal Meio Norte, Programa Diálogo Franco onde também falou sobre os temas citados, dentre outros. Acesse o link. https://www.meionorte.com/jornalmeionortefm

Fonte: FENAM

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x