As vantagens de lavar o nariz todos os dias

23 de outubro de 2017

O que você faz quando acorda?
 
Muito provavelmente vai ao banheiro, lava o rosto e escova os dentes. Tudo certo, posto que à noite acumulamos secreções e o hálito fica mais intenso. O nariz, no entanto, é geralmente esquecido.
 
Não é rotina comum das pessoas lavar o nariz mais de uma vez ao dia. Não deveria ser assim. Importante saber que lavar o nariz é tão importante quanto escovar os dentes. Um sorriso com dentes sujos ou mal cuidados chama a atenção de todos em um segundo. O nariz sujo por dentro ninguém vê, nem percebe. Por isso, sua higiene é mais descuidada.
 
No entanto, estudos científicos atuais apontam as vantagens do hábito de lavar o nariz todos os dias. Vamos entender.
 
Adultos e crianças têm em geral mais de uma doença respiratória por ano. Crianças pequenas chegam a ter de 6 a 11 episódios anuais. Resfriado, gripe, rinite, sinusite, otite, faringite ou amigdalite, por exemplo, nos acometem sem aviso prévio, e já fazem parte da rotina de vida de cada um de nós alguns dias ao longo de cada ano.  
 
Os agentes infecciosos que causam estas doenças – geralmente vírus e/ou bactérias-  entram em nosso organismo pela mucosa respiratória do nariz e da orofaringe. Isso significa que o nariz é nossa primeira linha de defesa. Combater estes agentes agressores na porta de entrada é sempre muito mais aconselhável e mais fácil do que quando já entraram – e se multiplicaram-  em nosso organismo.
 
Nosso primeiro “guardião” é o nariz, que desempenha as importantes funções de filtrar, aquecer e umidificar o ar. Mas mais que tudo, tem a missão de nos defender. Por dentro, o nariz é um verdadeiro labirinto anatômico, assim formado para  dificultar a entrada de  microrganismos. Além disso, o nariz produz uma camada de muco que dificulta a aderência destes agentes na mucosa, impedindo sua entrada. Como se fosse uma “cola” espessa.  
E tem mais: a mucosa é forrada por cílios -como uma vassoura mesmo. Esses cílios são muito pequenos e batem na incrível velocidade de 700 batimentos por minuto. Eles têm a missão de “varrer”, no sentido de dentro para fora, as impurezas e os agressores que entram.
 
O ar que respiramos é sujo. Essa sujeira toda, se não retirada, “gruda” na mucosa e atrapalha todo o mecanismo de defesa. Os cílios batem em velocidade muito menor, isto é, 300 por minuto e a camada de muco fica mais espessa, atrapalhando a remoção das impurezas.
 
Por isso, é essencial adquirirmos o hábito de lavar o nariz todos os dias. Idealmente, pelo menos 2 vezes ao dia: no período da manhã e à noite. Esta sujeira do ar precisa sair para garantir a higidez da mucosa. Esse hábito “turbina” nossas defesas. De fato, estudos mostram que quem lava cotidianamente o nariz tem muito menos doenças respiratórias.
 
Não esqueça: ao lado de sua escova de dentes, coloque um frasquinho com soro fisiológico e faça sua limpeza nasal todos os dias.
 
Respire fundo e viva melhor!



Fonte: G1

Posts Relacionados

Publique seu comentário