As vantagens de lavar o nariz todos os dias

23 de outubro de 2017

O que você faz quando acorda?
 
Muito provavelmente vai ao banheiro, lava o rosto e escova os dentes. Tudo certo, posto que à noite acumulamos secreções e o hálito fica mais intenso. O nariz, no entanto, é geralmente esquecido.
 
Não é rotina comum das pessoas lavar o nariz mais de uma vez ao dia. Não deveria ser assim. Importante saber que lavar o nariz é tão importante quanto escovar os dentes. Um sorriso com dentes sujos ou mal cuidados chama a atenção de todos em um segundo. O nariz sujo por dentro ninguém vê, nem percebe. Por isso, sua higiene é mais descuidada.
 
No entanto, estudos científicos atuais apontam as vantagens do hábito de lavar o nariz todos os dias. Vamos entender.
 
Adultos e crianças têm em geral mais de uma doença respiratória por ano. Crianças pequenas chegam a ter de 6 a 11 episódios anuais. Resfriado, gripe, rinite, sinusite, otite, faringite ou amigdalite, por exemplo, nos acometem sem aviso prévio, e já fazem parte da rotina de vida de cada um de nós alguns dias ao longo de cada ano.  
 
Os agentes infecciosos que causam estas doenças – geralmente vírus e/ou bactérias-  entram em nosso organismo pela mucosa respiratória do nariz e da orofaringe. Isso significa que o nariz é nossa primeira linha de defesa. Combater estes agentes agressores na porta de entrada é sempre muito mais aconselhável e mais fácil do que quando já entraram – e se multiplicaram-  em nosso organismo.
 
Nosso primeiro “guardião” é o nariz, que desempenha as importantes funções de filtrar, aquecer e umidificar o ar. Mas mais que tudo, tem a missão de nos defender. Por dentro, o nariz é um verdadeiro labirinto anatômico, assim formado para  dificultar a entrada de  microrganismos. Além disso, o nariz produz uma camada de muco que dificulta a aderência destes agentes na mucosa, impedindo sua entrada. Como se fosse uma “cola” espessa.  
E tem mais: a mucosa é forrada por cílios -como uma vassoura mesmo. Esses cílios são muito pequenos e batem na incrível velocidade de 700 batimentos por minuto. Eles têm a missão de “varrer”, no sentido de dentro para fora, as impurezas e os agressores que entram.
 
O ar que respiramos é sujo. Essa sujeira toda, se não retirada, “gruda” na mucosa e atrapalha todo o mecanismo de defesa. Os cílios batem em velocidade muito menor, isto é, 300 por minuto e a camada de muco fica mais espessa, atrapalhando a remoção das impurezas.
 
Por isso, é essencial adquirirmos o hábito de lavar o nariz todos os dias. Idealmente, pelo menos 2 vezes ao dia: no período da manhã e à noite. Esta sujeira do ar precisa sair para garantir a higidez da mucosa. Esse hábito “turbina” nossas defesas. De fato, estudos mostram que quem lava cotidianamente o nariz tem muito menos doenças respiratórias.
 
Não esqueça: ao lado de sua escova de dentes, coloque um frasquinho com soro fisiológico e faça sua limpeza nasal todos os dias.
 
Respire fundo e viva melhor!



Fonte: G1

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x