O que é a doença de Alzheimer, dos sintomas ao tratamento

9 de outubro de 2017
A doença de Alzheimer – com a qual a atriz e produta Ruth Escobar lutou por anos antes de morrer – é marcada principalmente pela perda gradativa da memória. Ela é causada pela degeneração de células de áreas cerebrais como o hipocampo, fundamental para o aprendizado e o armazenamento de lembranças, e o córtex, que controla a linguagem e as habilidades motoras.
 

Embora esse mal seja objeto de pesquisas no mundo inteiro, ainda não estão desvendados os mecanismos de seu desenvolvimento. Já se sabe, entretanto, que a ação de duas proteínas no cérebro fornece pistas para decifrar as causas do distúrbio.
 

Uma delas é a beta-amiloide, cujo acúmulo na massa cinzenta gera placas capazes de destruir as conexões entre os neurônios. A proteína TAU, por sua vez, seria responsável por uma espécie de enrijecimento do neurônio, causando a morte da célula nervosa.
 

A doença de Alzheimer é um dos quadros de demência mais comuns com o avançar da idade. Sua evolução costuma ser lenta, porém contínua. A fase inicial é marcada por pequenos esquecimentos e uma certa desorientação espacial. No estágio seguinte, aparecem sinais de mudança de personalidade, a pessoa já não reconhece alguns familiares e amigos e deixa de realizar atividades cotidianas, como escovar os dentes.
 

Por fim, tem início a debilitação física do paciente. Ele pode passar a depender de outras pessoas, não falar e não se alimentar sozinho.
 

Sinais e sintomas

– Esquecimentos

– Perda da memória recente

– Confusão mental

– Agitação

– Insônia

– Dificuldade em se localizar espacialmente

– Alterações de personalidade

– Resistência a realizar atividades do dia a dia

– Agressividade

– Dificuldade de comunicação

– Recusa de alimentos ou dor ao engolir

– Apatia

 

Fatores de risco

– Idade: a doença é mais prevalente em pessoas acima dos 60 anos

– Predisposição genética

– Obesidade

– Colesterol alto

– Hipertensão

– Tabagismo

– Diabetes

– Depressão
 

A prevenção

Diante da falta de respostas sobre as causas da doença de Alzheimer e, portanto, sobre as formas de contê-la, ao menos uma regra é consenso entre os especialistas. E ela é: todos devemos adotar um estilo de vida saudável para preservar os neurônios.
 

Estudos recentes com idosos comprovam os benefícios dos exercícios físicos no funcionamento cerebral, com ganhos de memória, atenção e concentração. As práticas melhoram o aporte de sangue na massa cinzenta, estimulando o crescimento de novas células nervosas e vasos sanguíneos.
 

Os chamados treinos cognitivos são outra aposta para frear a doença. Ler, jogar xadrez e videogame, fazer palavras cruzadas, aprender uma outra língua são atividades que estimulam os neurônios e dão ao cérebro maior capacidade de contornar ou atrasar o aparecimento de falhas.
 

No campo da alimentação, a recomendação é investir numa dieta rica em peixes, azeite de oliva, vegetais e castanhas, além de frutas vermelhas. A combinação reduz o risco de perdas cognitivas combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.
 

A dobradinha atividade física e alimentação equilibrada, aliás, ajuda a controlar o peso e evita danos às artérias que, com o passar dos anos, atrapalham as atividades neuronais. Manter-se em forma, além de tudo, é crucial para controlar o colesterol, a pressão e o diabetes, outros fatores relacionados ao apagão das memórias. 
 

O diagnóstico

O caminho para a confirmação da doença de Alzheimer se inicia com exame clínico e a análise dos relatos de familiares sobre o comportamento do paciente. Testes de memória, linguagem e outras funções mentais se somam ao diagnóstico.
 

O neurologista ou geriatra deve solicitar testes laboratoriais para descartar outras eventuais causas dos sintomas. O hipotireoidismo, por exemplo, ocasiona sonolência e confusão mental que podem ser confundidas com o Alzheimer.
 

Exames de tomografia ou ressonância magnética são outros recursos usados para verificar se hemorragias ou tumores não são os verdadeiros responsáveis pelas falhas cerebrais.
 

O tratamento

Não existe cura para o Alzheimer. Uma vez confirmada a doença, os especialistas apelam para o uso de medicamentos que apenas retardam, por um certo tempo, o declínio cognitivo.
 

Na fase inicial do distúrbio, costumam ser receitados inibidores de acetilcolinesterase. Oi? Em formato de adesivo ou comprimido, eles impedem a degradação da acetilcolina, um neurotransmissor com função primordial na memória. O remédio atenua os sintomas, embora com efeito temporário.
 

Nos casos moderados a graves, outros fármacos entram em cena. É o caso da memantina, droga que combate o glutamato, outra substância da química cerebral que, em excesso, intoxica aos neurônios.
 

A condução terapêutica da doença de Alzheimer envolve ainda a participação de diferentes profissionais de saúde, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, para traçar um plano de atividades capazes de retardar a evolução das perdas cognitivas.
 

Atenção ao cuidador
 

A rotina de uma pessoa com uma doença degenerativa e incurável demanda a presença constante de um cuidador. Em geral esse papel acaba sendo exercido por um familiar, que precisa ser orientado sobre a evolução da enfermidade e o gerenciamento de medicações, alimentação, higiene e segurança do paciente – além de ser auxiliado na montagem de um plano de atividades para estimular o raciocínio, fala e habilidades motoras do paciente.
 

Fonte: Goretti Tenorio e Chloé Pinheiro, Revista Saúde 

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x