Órgãos de vítima de acidente salvam a vida de três pessoas no ES

5 de setembro de 2017

A doação dos órgãos de um jovem de 22 anos, vítima de uma queda no interior do Espírito Santo, salvou a vida de três capixabas neste domingo (3). Maria da Penha, Maria Eunice e Eduardo Ambrósio receberam coração, rim e fígado, respectivamente. Os três transplantes realizados neste domingo são os primeiros do mês de setembro, período dedicado à conscientização da doação de órgãos.


Professor aposentado, Eduardo Ambrósio esperou por mais de um ano para receber um fígado novo. A angustiante espera teve fim no domingo. “A cada telefonema que dá de manhã cedo é aquela esperança de ser um aviso para o transplante. É você contar um dia atrás do outro”, define.


Dona Maria da Penha foi às lágrimas quando recebeu a notícia do transplante. Ela ganhou um coração novinho e renovou as esperanças de toda a família. “Ela começou a chorar, ajoelhou no chão e agradeceu a Deus. A família toda começou a chorar junto. Quando a gente viu naquela caixinha o coração chegando, era a vida da minha irmã que estava vindo. Ela tinha só 20% do coração, e hoje está ganhando uma vida nova e a gente está ganhando junto”, afirma a irmã Alice Mafort.


A espera também teve fim para Maria Eunice, que saiu de Pancas para receber um novo rim em Cariacica. Depois 11 anos de hemodiálise, o sofrimento chegou ao fim. “Ela levantava três vezes por semana de madrugada para ir para Colatina para fazer hemodiálise. É uma luta. Estamos muito felizes com essa bênção que Deus deu para nós”, contou o marido Ademar Teixeira.


Para que histórias como essa voltem a se repetir, é importante comunicar aos parentes o seu desejo de doação. É a família quem deve autorizar os transplantes, como lembra a coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Raquel Duarte Mariello.


“É importante que as pessoas entendam o que é morte encefálica e expressem para a família o seu desejo, para que a família possa tomar essa decisão com tranquilidade”, conclui.


Batizado de setembro verde, esse é o mês dedicado à conscientização da doação de órgãos. Um paciente pode salvar até 10 pessoas.

Fonte: G1

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x