Dia Nacional de Combate ao Fumo

29 de agosto de 2017

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, no Brasil, é comemorado no dia 29 de agosto desde 1986, de acordo com a lei nº 7488. O objetivo dessa data é conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, uma vez que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. 

O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Segundo a OMS, todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

O tabaco possui diversas substâncias tóxicas, de forma que não existe uma quantidade segura para o seu consumo. As mais conhecidas são a nicotina, responsável por causar dependência e pela elevação da pressão sanguínea, e o alcatrão, ligado a doenças cardiovasculares e câncer.

Como o cigarro causa forte dependência química, aqueles que tentam parar de fumar acabam tendo de enfrentar grandes desconfortos físicos e psicológicos, necessitando, na maioria das vezes, de mais de uma tentativa para conseguir parar definitivamente. É preciso ter noção dessas dificuldades para o sucesso do tratamento, a fim de evitar frustrações e desistências durante o processo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, desde 2004, tratamento gratuito para aqueles que querem parar de fumar, mas não conseguem. O tratamento envolve desde o aconselhamento, com acompanhamento psicológico, consultas e reuniões de apoio, até o uso de medicamentos, como a reposição de nicotina por meio de gomas de mascar e pastilhas.

Para mais informações, é preciso procurar a Coordenação de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do seu estado. Também é possível ligar para o Disque Saúde no número 136 para obter mais informações sobre como parar de fumar.

Fonte: FENAM com informações do Portal Brasil

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x