Presidente da FENAM reivindica melhores condições de trabalho aos médicos de Governador Valadares

2 de agosto de 2017

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze e o presidente do  do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares, Dr. Adhemar Figueiredo, participaram, nesta quarta-feira (2), de três audiências no município.

No início do dia, os dirigentes tiveram a oportunidade de discutir assuntos importantes com o procurador do Trabalho, Max Emiliano da Silva Sena, onde foi debatida a precarização do vínculo de trabalho nos hospitais de Governador Valadares.

Com o prefeito, André Merlo, Dr. Darze falou sobre a importância de o governo tentar viabilizar a única forma de contratação dos médicos através do concurso público,  a necessidade de estabelecer uma carreira para estes profissionais e também a implantação do Piso FENAM, que em 2017 é de R$ 13.847,93, como remuneração mínima, até o fim do mandato.  Dr Adhemar Figueiredo destacou que o sindicato atua firme na luta pelos direitos da categoria. “Na audiência com o prefeito, conseguimos na justiça uma reposição dos salários. Conquistamos que esse valor seja pago parceladamente e garantimos que já começa esse ano”, comemorou.

Com o secretário municipal de Saúde, Rui Moreira,  Dr. Darze reproduziu a discussão com o prefeito, e pediu apoio para este projeto da FENAM.

Visitas a hospitais

Para avaliar a situação da Saúde no município, os dirigentes realizaram uma visita ao Hospital Filantrópico Samaritano, que atende majoritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com 80% de atendimentos.

Para Dr. Darze, foi importante a visita, pois mostra que é possível, no SUS, ter condições de dar uma boa assistência ao paciente. “Nesse hospital, o atendimento é realizado de maneira digna, satisfatória, para o atendimento da população. Lá vimos, por exemplo, máquinas de hemodiálise modernas e que atendem às necessidades da demanda”, destacou.

O Hospital Municipal de Governador Valadares, que é o único hospital da cidade, apresenta uma situação precária de trabalho e de atendimento aos pacientes. “Esse foi um dos pontos em que a gente teve a oportunidade de conversar pedindo o apoio do prefeito para que realmente a situação da Saúde fosse uma das suas prioridades de governo”, esclareceu.

Casa do Médico

Ainda como pauta do dia, às 19 horas, Dr. Darze participa da cerimônia de inauguração da Casa do Médico de Governador Valadares. O projeto, que teve início em novembro de 2013, será o primeiro do Brasil a congregar na mesma edificação as três entidades representantes de maior relevância para a classe médica: a Associação Médica (AMGV), o Sindicato dos Médicos e o Conselho Regional de Medicina (CRM).

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x