Presidente da FENAM expõe falhas no ponto biométrico em audiência do TCU

10 de julho de 2017
Nesta sexta-feira (7), o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, participou de audiência solicitada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, para debater a implantação do Sistema de Controle de Ponto Eletrônico nas unidades hospitalares federais na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A reunião foi fruto das negociações da FENAM. 

Durante a audiência, foi exposto os problemas do aparelho que afere a presença dos médicos, o ponto biométrico. Foi indicado que o sistema está precário e constam várias inconsistências técnicas que ainda não foram superadas. Dessa forma, mostra que o Ministério da Saúde não consegue resolver essas demandas, prejudicando o trabalho dentro dos hospitais.


 

O técnico em programação de sistemas, que assessorou o presidente da FENAM, Leon Ayres, apresentou dados de que este sistema ainda é um projeto em andamento do Datasus e que ainda não foi homologado para tal finalidade. 

Para o presidente da FENAM, embora o objetivo da reunião não fosse discutir partes técnicas, ela foi bem-vinda, porque expôs a precariedade do sistema, fato que a FENAM já vêm denunciando durante algum tempo. “A nossa abordagem se pautou pela incompatibilidade desse sistema de aferição de frequência pela forma biométrica e as especificidades da profissão médica. A nossa profissão tem características que conflitam com o rigor estabelecido pelas máquinas. O médico sabe a hora que começa a trabalhar, mas não sabe quando vai acabar com a sua atividade”, declarou Darze.

Participaram da audiência quase 30 diretores de hospitais e institutos federais e um representante do Ministério da Saúde e que ao final da reunião decidiram que será elaborado um relatório com essas demandas e informações para ser entregue ao presidente do TCU em Brasília (DF). Dessa forma, a FENAM deverá solicitar uma nova audiência com o ministro para dar continuidade a questão. 

Fonte: FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
Assédio e agressão: o desafio das médicas no ambiente de trabalho
Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
Médicos Pelo Brasil: Fenam está em fase final de minuta de acordo coletivo
0
Would love your thoughts, please comment.x