Durante o inverno, hidratação deve ser reforçada

6 de julho de 2017

Além da queda nas temperaturas, o inverno também é marcado pela baixa na umidade, na maior parte do País. A mudança de estação deixa o corpo mais propício a doenças respiratórias como rinite e asma, assim como alergias de pele e sangramento nasal.


Isso acontece porque as mucosas do corpo ficam ressecadas, causando irritação dos olhos e do nariz, e dermatites. Crianças e idosos são os mais suscetíveis a esses problemas e, por isso, a hidratação deve ser reforçada. A recomendação é ingerir ao menos dois litros de água por dia e usar cremes hidratantes.


A casa fechada, com pouca ventilação, aliada a tapetes e ao pó atacam em cheio os alérgicos. Para deixar a casa livre de ácaros e mofo, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) recomenda:

  •   fazer a limpeza da casa  apenas com pano úmido, tanto nos móveis, quanto nos assoalhos;

guardar em armários fechados ou empacotar objetos que acumulem pó, como livros, brinquedos, entre outros;

  •  lavar semanalmente a roupa de cama;

  •  preferir edredons a cobertores de pelos;

  •  usar umidificadores com parcimônia, apenas nos dias muito secos, já que ele pode aumentar a proliferação de mofo no ambiente.  



Exercícios ao ar livre


Entre os meses de julho e setembro, o Ministério da Saúde alerta também que a população deve evitar a prática de exercícios físicos entre 9h e 17h, quando as taxas de umidade ficam mais baixas. Outra dica é deixar uma bacia com água nos ambientes, para aumentar a umidade.


Para evitar os sangramentos no nariz, a pasta ainda orienta que a população higienize a região com soro fisiológico. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Centro-Oeste e Norte marcaram 20% de umidade nesta terça-feira (4). O índice ideal para a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%.




Fonte: 
Portal Brasil
 

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
Assédio e agressão: o desafio das médicas no ambiente de trabalho
Fenam participa de Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem
0
Would love your thoughts, please comment.x