Grupo protesta em frente à Prefeitura e cobra diálogo com Prefeito de Caxias do Sul

14 de junho de 2017

O ato em frente ao prédio da Prefeitura contou com representantes da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Fiesporte, causa animal, cultura, União das Associações de Bairros (UAB), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias do Sul (APAE) e outros movimentos descontentes com o governo Daniel Guerra (PRB).

A busca por diálogo era uma demanda de todos os presentes, que pediam a presença do chefe do Executivo, que não compareceu.

A manifestação começou às 15h20 e se estendeu até 17h. Um caminhão de som foi usado para a manifestação de alguns representantes de categorias. Mais de 50 pessoas compareceram no local. Algumas faixas demonstravam o descontentamento das entidades. “Prefeito a greve dos médicos é culpa sua” e “Prefeito não destrua o SUS” estavam entre elas.

Outro fato que chamou atenção durante o ato foi a passagem do vereador Chico Guerra (PRB), irmão do prefeito, próximo à entrada do prédio da administração municipal. Ele foi criticado por manifestantes e foi abordado pela imprensa. Chico afirmou que não foi enviado pelo prefeito e estava apenas de passagem ao chegar de uma reunião.

O presidente da UAB, Flávio Fernandes, afirmou que o objetivo do ato foi fazer com que o prefeito abrisse um diálogo com as entidades e revisasse alguns dos posicionamentos. De acordo ele, o chefe do Executivo não irá conseguir governar sozinho e é preciso  deixar a eleição no passado. Flávio cobrou mais diálogo por parte de Guerra e relatou que o protesto poderia ter sido evitado.

Já Maria Gorete da Silva, mãe de dois alunos da Apae, que acompanha a entidade há anos, também está insatisfeita com o prefeito Daniel Guerra. Ela estava no protesto, pois a entidade não está recebendo recursos do governo municipal. Ela pedia compreensão dos profissionais envolvidos especialmente ao prefeito, a quem deixou um recado.

A médica Tatiana Furlan estava representando a causa animal de Caxias do Sul. Ela relatou que um dos motivos da manifestação era a falta de comprometimento do prefeito com as promessas de campanha. A opinião da entidade e o cancelamento do trabalho de castração de animais de rua foram algumas das citadas por ela.

Tatiana conta que votou, fez campanha para Guerra e foi cargo de confiança (CC) do atual governo, contudo foi exonerada. Exerceu a função de coordenadora médica no IPAM, porém afirma que não sabe os motivos que levaram à exoneração e afirma que se decepcionou com a transformação da administração.

O produtor cultural Robinson Cabral relatou o descontentamento com o que chamou de desdenho do governo Guerra. Ele também ressaltou que quando se fala de cultura se associa a outras áreas.

No fim do manifesto o prefeito foi procurado, mas optou por não se manifestar. A Prefeitura relatou que Guerra entende que toda a manifestação é livre e cada tema está sendo respondido pelos secretários das respectivas áreas.

Um dos organizadores do evento, presidente da assembleia geral da UAB, Paulo Sausen, informou que os protestos devem ocorrer a cada 15 dias até o diálogo com o prefeito ser estabelecido. A nova data precisa ser ainda confirmada.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
Dificuldades no acordo coletivo da EBSERH
Fenam cobra tramitação do piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x