Presidente reeleito do Sinmed cobra plano de cargos e carreiras em Natal

13 de junho de 2017

Reeleito para o quadriênio 2017-2021, o presidente do Sindicato dos Médicos no Rio Grande do Norte, Sinmed-RN, Geraldo Ferreira, prevê que terá diversas lutas no seu próximo mandato, a começar no dia 1º de julho deste ano. Uma dessas lutas é a implantação do plano de cargos e carreiras da categoria em Natal. De acordo com Ferreira, o plano já foi enviado e aprovado pela Câmara Municipal, restando, apenas, a iniciativa do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).


“O prefeito já sancionou esse plano há um ano, mas nunca o implantou. Temos uma promessa do prefeito para que o plano seja implantado agora em julho, mas a categoria está prevendo que vamos ter muita dificuldade com isso – vai ser uma luta muita difícil para travarmos. Por outro lado, hoje há um contingente de mais de 50% do funcionalismo da prefeitura que é precarizado, ou seja, formados através de cooperativas e empresas. É necessário e urgente que a prefeitura refaça aquele concurso que foi anulado, além de corrigir o atraso salarial”, disse.


O plano de cargos municipal não é a única preocupação de Geraldo Ferreira; o plano estadual também tem sido motivo de pauta. “Temos o plano estadual até 2018. Esse acordo feito com o governo do estado termina em maio de 2018. No próximo ano teremos renegociação com o estado para estabelecer os próximos passos. Fora isso, há a questão – muito grave – do atraso salarial que incomoda vários profissionais; necessitamos de convocação de concurso público para substituir os profissionais aposentados que estão desfalcando os hospitais. Temos que fazer os hospitais regionais funcionarem, esta é uma luta permanente”, avalia Geraldo.


Para Parnamirim, o presidente do Sinmed-RN, demonstra que travará uma luta similar à de Natal, uma vez os médicos do programa Saúde da Família estão com contratos temporários e provisórios, já que não houve concurso por lá. Isso, segundo Geraldo, causa uma falta de segurança e estabilidade na carreira dos profissionais. “Estamos também negociando com a prefeitura para ver como melhorar esse salário. Já engatilhamos a negociação para que, em três anos, o salário desse programa fique igual ao do programa Mais Médicos”.


Em Mossoró, a situação é mais complicada: há uma precarização total dos serviços; todos os contratos de médicos foram feitos através de empresas que os intermediam. Consequentemente, os médicos não têm carteira assinada – nem do município, nem da empresa contratante. Os médicos do programa Saúde da Família enfrentam o mesmo problema. Alguns, inclusive, possuem salário abaixo de R$ 2 mil. “São salário inviáveis”, protesta Geraldo Ferreira.


No tocante à infraestrutura do sindicato, o presidente, que explicou que 50% de sua diretoria foi renovada para o próximo mandato, afirma que planeja expandir a rede assistencial, oferecendo serviços jurídicos e educacionais para os médicos. Este, contudo, não é o projeto mais esperado por Geraldo Ferreira. Ele quer, durante seu novo mandato, concluir a construção de uma nova e maior sede para o Sinmed.


“O sindicato vai da linha existencial da defesa e representação, mas também temos uma linha assistencial, com assistência jurídica; de contador; de ensino; temos também cursos de informática, inglês e espanhol. O grande projeto para os próximos quatro anos, contudo, é a construção de uma nova sede para o sindicato. O terreno já foi adquirido. Ele fica localizado na Rua Apodi, de frente para a sede atual. Deveremos contar eventualmente com novos auditórios e uma área física com o dobro ou triplo da atual. Já estamos nos movimentando para que, no começo do ano que, comecemos para ver se durante o mandato conseguimos construir”, concluiu.

Fonte:
AgoraRN

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa da instalação da Primeira Mesa de Negociação Setorial do SUS no Rio de Janeiro
Conselho Deliberativo da AgSUS discute Política de Gestão e Contas Anuais em Reunião
Saúde Suplementar: Fenam Participa de debates fundamentais Fórum Nacional
Audiência Pública no Senado Federal debate piso salarial dos médicos
0
Would love your thoughts, please comment.x