Cresce número de pessoas infectadas pelo vírus da Aids no Brasil

6 de junho de 2017
O número de infectados pelo vírus da aids caiu em diversas partes do mundo, mas subiu no Brasil, conforme balanço do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), divulgado no ano passado. A população vivendo com a doença no país passou de 700 mil, em 2010, para 830 mil em 2015, com 15 mil mortes por ano. 
 

Segundo a pesquisa, o país responde por mais de 40% das novas infecções por Aids na América Latina. Para a Unaids, o Brasil e outros países do continente que viram a epidemia avançar não estão se prevenindo como deveriam. O gerente do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Estado e Saúde de Sergipe, Almir Santana, concorda e alerta que a falta de uso do preservativo é a maior causa.
 

Assista a entrevista do especialista concedida à FENAM: 

 

Vulnerabilidade

 

Os números mostram que jovens de 18 a 24 anos permanecem como o grupo mais vulnerável. Apesar do diagnóstico tardio ser menor nessa faixa etária, entre os que são soropositivos, 74% buscaram algum serviço de saúde, apenas 57% estão em tratamento e 47% tiveram carga viral suprimida.
 

A doença

 

A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x