CARTA ABERTA AOS BRASILEIROS

Notícias19 de maio de 2024
CARTA ABERTA AOS BRASILEIROS

A Federação Nacional dos Médicos – FENAM, entidade médica representativa dos médicos brasileiros, vem a público se manifestar acerca de assunto de extrema relevância envolvendo o trabalho médico, o feticídio.

O alvo de toda a atenção, cuidado, perícia e expertise médica é salvar vidas.

A FENAM é contra o feticídio em gestações acima de 22 semanas. Respeitados os direitos das mulheres, já previstos em lei, reafirmamos o nosso compromisso com as mulheres brasileiras, na luta incansável, ao acesso à uma saúde pública de qualidade.

O aborto provocado acima de 22 semanas, além de trazer riscos à vida da gestante provoca a execução sumária de uma outra vida, a do feto, e de maneira cruel, o que seria impensável do ponto de vista médico e humano.

Lembramos que o médico, ao utilizar a sua perícia e técnica que advém da sua capacidade intelectual e mental, também traz consigo a sua humanidade, valores morais e espirituais.
Vivemos em um país de tamanho continental, onde várias culturas, crenças religiosas e espirituais convivem de forma harmoniosa e respeitosa.

Não seria aceitável, que além do risco à gestante, da morte do feto, provocássemos o sofrimento incalculável a outro ser humano envolvido no ato, o médico.

Por fim, defendendo os direitos do profissional médico, que por lei, ficaria obrigado a cometer um assassinato, também com esses, reafirmamos o nosso compromisso em continuar lutando pela autonomia médica.

Por uma nação unificada, nos mantemos certos de que o Brasil continuará encontrando soluções de maneira pacífica e razoável!

Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos
Presidente da Federação Nacional dos Médicos – FENAM

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam recebe visita do diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Maranhão
Fenam participa da abertura de Sessão Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
Edital Mais Médicos: Retrocesso na Atenção Básica do SUS
Federação prestigia os 195 anos da ANM
0
Would love your thoughts, please comment.x