Avança negociação do reajuste salarial dos servidores do Ministério da Saúde

Notícias23 de maio de 2024
Avança negociação do reajuste salarial dos servidores do Ministério da Saúde

Na terça-feira, dia 21, a Fenam, juntamente com outras entidades representativas dos servidores públicos federais da Saúde, Previdência e Trabalho, (CNTSS, Condsef e Fenasps), participou de uma reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para negociar a reposição salarial dos médicos federais para 2025 e 2026. Os servidores aguardavam a resposta à contraproposta apresentada na última reunião, após a maioria ter rejeitado, em assembleia, a proposta inicial do Governo.

Na contraproposta do Governo, foram mantidos os reajustes de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. No entanto, houve uma alteração nas tabelas de remuneração, com um aumento nos percentuais dos steps de 2,8% para 3% (padrão) e de 3% para 4% (classe) em 2025. Mesmo com essas mudanças, a proposta ainda está abaixo da média dos índices de outros acordos firmados com categorias de outras áreas, como a Educação, que conseguiu um reajuste de 5%. A Fenam e demais entidades exigiram pelo menos a equiparação do percentual de 5% e a antecipação do reajuste de 3,5%, previsto para maio, para janeiro de 2026. O secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, abriu a possibilidade de tentar essa nova alteração na proposta.

“Ainda estamos em negociação, mas o Governo se comprometeu a melhorar a remuneração desses servidores, reconhecendo que atualmente é a mais baixa entre as diversas áreas de nível superior no Governo Federal. Há um compromisso de continuar com as negociações para gradualmente melhorar os salários e também aprimorar a carreira”, destacou Jorge Darze, diretor de Relações Institucionais e Sindicais da Fenam.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

CARTA ABERTA AOS MÉDICOS DO PROGRAMA MÉDICOS PELO BRASIL
Em audiência pública, Fenam apela por agilidade na aprovação do novo Piso Salarial de médicos e dentistas
Vitória! Alteração do decreto n° 11.999 restaura a Comissão Nacional de Residência Médica
Novas faculdades: Fenam se manifesta sobre norma regulatória do MEC
0
Would love your thoughts, please comment.x