Avança negociação do reajuste salarial dos servidores do Ministério da Saúde

Notícias23 de maio de 2024
Avança negociação do reajuste salarial dos servidores do Ministério da Saúde

Na terça-feira, dia 21, a Fenam, juntamente com outras entidades representativas dos servidores públicos federais da Saúde, Previdência e Trabalho, (CNTSS, Condsef e Fenasps), participou de uma reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para negociar a reposição salarial dos médicos federais para 2025 e 2026. Os servidores aguardavam a resposta à contraproposta apresentada na última reunião, após a maioria ter rejeitado, em assembleia, a proposta inicial do Governo.

Na contraproposta do Governo, foram mantidos os reajustes de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. No entanto, houve uma alteração nas tabelas de remuneração, com um aumento nos percentuais dos steps de 2,8% para 3% (padrão) e de 3% para 4% (classe) em 2025. Mesmo com essas mudanças, a proposta ainda está abaixo da média dos índices de outros acordos firmados com categorias de outras áreas, como a Educação, que conseguiu um reajuste de 5%. A Fenam e demais entidades exigiram pelo menos a equiparação do percentual de 5% e a antecipação do reajuste de 3,5%, previsto para maio, para janeiro de 2026. O secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, abriu a possibilidade de tentar essa nova alteração na proposta.

“Ainda estamos em negociação, mas o Governo se comprometeu a melhorar a remuneração desses servidores, reconhecendo que atualmente é a mais baixa entre as diversas áreas de nível superior no Governo Federal. Há um compromisso de continuar com as negociações para gradualmente melhorar os salários e também aprimorar a carreira”, destacou Jorge Darze, diretor de Relações Institucionais e Sindicais da Fenam.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Prescrição de medicamentos por fisioterapeutas fere Lei do Ato Médico
ACT dos participantes do PMpB: Fenam avança na defesa dos médicos
Quando o médico perdeu o respeito por si mesmo?
Nota de Inconformidade
0
Would love your thoughts, please comment.x