Rio de Janeiro: Fenam participa de Audiência Pública contra privatizações

Notícias2 de maio de 2024
Rio de Janeiro: Fenam participa de Audiência Pública contra privatizações

Nessa segunda-feira, dia 29, uma Audiência Pública na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro abordou a questão da privatização e do fatiamento dos Hospitais Federais no estado, presidida pelo vereador e médico, Paulo Pinheiro. Profissionais de saúde, incluindo médicos, manifestaram-se veementemente contra qualquer forma de privatização desses hospitais.
O Dr. Jorge Darze, diretor de Relações Institucionais e Sindicais da Fenam, representou a Federação no encontro e em sua fala, defendeu que a tentativa de privatização se trata de uma violação da Constituição Federal. “Segundo nossa Constituição, o setor privado deveria ser um complemento do sistema público de saúde. O que nós temos assistido é exatamente o contrário. O privado tem se ampliado e tem tomado o papel do Estado brasileiro. Estamos diante de um desafio que demonstra o agravamento de uma crise. Sugiro duas ações. Constituir uma frente parlamentar para ir à Brasília e lutar por uma audiência pública com a Ministra de Saúde, Nísia Trindade, e cobrar dela um compromisso com a preservação do SUS. Outra sugestão é ocupar as escadarias dessa Câmara dos Vereadores realizando uma grande manifestação pública com a presença da Educação, da Saúde, e de todos os setores que estão sendo hoje marginalizados e pressionados pelo Governo”.
O cenário é desafiador, porém, existem alternativas viáveis que não passam pela privatização, como a realização de um novo concurso público para suprir o déficit atual de aproximadamente 8 mil servidores na rede hospitalar; uma gestão competente e profissionalizada para administrar as unidades de saúde; planejamento estratégico sólido para garantir o adequado funcionamento das unidades de saúde, prevenindo problemas como desabastecimento o que têm sido recorrente na Rede; e, por fim, o retorno dos Conselhos de Gestores – extintos no governo Bolsonaro – assim, a população e os servidores terão participação ativa em importantes decisões.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Fenam participa de Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS
Governo se compromete com a equiparação da gratificação por desempenho
Avança negociação do reajuste salarial dos servidores do Ministério da Saúde
CARTA ABERTA AOS BRASILEIROS
0
Would love your thoughts, please comment.x