Após ouvir a Fenam, MEC divulga novas regras para cursos de Medicina

Notícias30 de dezembro de 2023
Após ouvir a Fenam, MEC divulga novas regras para cursos de Medicina

Na última semana, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 531/2023, que estabelece novas diretrizes para o processamento de pedidos de autorização de novos cursos de Medicina e de aumento de vagas em cursos já existentes instaurados por meio de decisão judicial.

Essa iniciativa é uma resposta às crescentes preocupações levantadas pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam) em relação à abertura indiscriminada de escolas médicas, tema da reunião entre os diretores da Fenam e o Ministro da Educação, Camilo Santana, no último dia 12 de dezembro.

A reunião foi marcada pela deferência do Ministro em receber a Diretoria da Fenam e pela convergência de pontos de vista quanto à necessidade de estabelecer critérios mais rigorosos para a criação de novos cursos de Medicina. Na oportunidade, o Ministro Camilo Santana não apenas reconheceu a relevância da preocupação apresentada pela Fenam, como também solicitou a colaboração ativa da entidade na busca por soluções. O diálogo entre o Ministério da Educação e a Federação demonstra um compromisso conjunto em assegurar que a expansão da oferta de cursos de Medicina seja realizada de maneira responsável e criteriosa.

A presidente da Fenam, Dra. Lúcia Santos, destacou a importância dessa interlocução, afirmando: “É alentador ver que o Ministério da Educação ouviu nossas preocupações e agiu de forma proativa. A colaboração entre a Fenam e o MEC é essencial para garantir um futuro sólido e confiável para a formação dos nossos médicos”.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Sindicato Médico do Norte do Paraná realiza cerimônia de posse da nova diretoria
Piso salarial da FENAM 2025
Nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos toma posse
NOTA OFICIAL – Contra qualquer forma de atuação médica no Brasil sem revalidação do diploma
0
Would love your thoughts, please comment.x