ACT dos participantes do PMpB: Fenam avança na defesa dos médicos

Notícias26 de setembro de 2024
ACT dos participantes do PMpB: Fenam avança na defesa dos médicos

Desde maio, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) tem se reunido semanalmente com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) para discutir propostas que visam fortalecer o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos médicos participantes do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB). Com um compromisso firme, a Fenam tem lutado por celeridade e avanços significativos para a categoria.

As propostas apresentadas são fruto de uma ampla consulta pública realizada pela Federação no início do ano, envolvendo tutores e bolsistas do programa. Essa participação ativa dos médicos é fundamental para que as demandas e necessidades do grupo sejam devidamente atendidas.

Até o momento, a Fenam conquistou um reajuste de 5,8% retroativo a maio e assegurou 100% do INPC para 2025. As negociações das demais cláusulas do ACT continuam, inclusive com a Federação reforçando constantemente a importância da efetivação dos médicos bolsistas. A Fenam está atenta às preocupações dos bolsistas quanto à inclusão no ACT, trabalhando arduamente para que essas demandas também sejam reconhecidas e atendidas. Em todas as reuniões com a AgSUS, a Federação tem enfatizado a importância de que os reajustes e melhorias conquistadas no ACT sejam refletidos também para os bolsistas, garantindo que todos sejam beneficiados pelas negociações.

No ano passado, a Fenam, já preocupada com as condições trabalhistas e a precarização no Programa Médicos pelo Brasil, tanto para tutores quanto para bolsistas, solicitou a mediação do Ministério Público do Trabalho, com a primeira reunião ocorrida, ainda, no dia 10 de novembro de 2023. Duas importantes reivindicações da Federação nesta ação é a continuidade do PMpB e a necessidade de que os bolsistas também sejam contratados sob o regime CLT, visto que são médicos atuantes e responsáveis por atender grande parte da população em áreas de difícil acesso, o que exige garantias trabalhistas adequadas para a qualidade da assistência.

A luta continua. A Fenam segue firme em sua missão de defender os direitos dos médicos, reafirmando seu compromisso com a categoria.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Sindicato Médico do Norte do Paraná realiza cerimônia de posse da nova diretoria
Piso salarial da FENAM 2025
Nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos toma posse
NOTA OFICIAL – Contra qualquer forma de atuação médica no Brasil sem revalidação do diploma
0
Would love your thoughts, please comment.x