Telemedicina

A telemedicina é o exercício da medicina por meio de tecnologias e aplicações que permite a realização de ações médicas à distância, como videoconferência e teleconferência, com computadores e dispositivos móveis conectados à internet.

Como funciona a telemedicina?

Teleconsulta

A teleconsulta é feita ENTRE médicos, quando um clínico geral busca assistência de um especialista, como uma segunda opinião no diagnóstico, no tratamento ou em orientações ao vivo sobre a realização de um procedimento.

Teleeducação

Na teleeducação o foco é capacitar o profissional de saúde que está longe dos grandes centros, buscando atualizá-lo e prepará-lo para diversas situações da prática médica, por meio de videoconferências, aulas, palestras, e-learning e programas de reciclagem. É uma forma de levar conhecimento para melhorar a realização de exames e dar qualidade ao atendimento dos pacientes.

Outras formas de atuação

- Consulta e troca de informações entre instituições de saúde; - Informação de resultados de exames laboratoriais e de imagens; - Discussão de casos clínicos, principalmente relacionados a doenças raras; - Cirurgia robótica;
- Assistência a pacientes crônicos, gestantes de alto risco e idosos.

Emissão de laudos à distância

A telemedicina também oferece a possibilidade de realização de exames em qualquer lugar do país com laudos realizados por especialistas conectados à Internet.

Teleassistência:

Na teleassistência o paciente é monitorado em seu próprio domicílio ou em um centro de saúde local por um médico que se comunica com outros profissionais à distância. Para aumentar a eficiência do sistema e garantir uma investigação médica são utilizados diversos equipamentos que avaliam parâmetros clínicos e enviam esses dados para médicos especialistas à distância.

Quais os benefícios da Telemedicina?

- Acesso a especialistas e profissionais de referência; - Facilita a troca de informações entre os serviços de saúde; - Facilita a realização de exames, que podem ser feitos em clínicas e postos de saúde; - Melhora a qualidade dos laudos emitidos e agiliza a entrega.

REGULAMENTAÇÃO

A telemedicina é regulamentada no Brasil?

A aplicação da telemedicina é regulada pelas regras da Associação Americana de Telemedicina (American Telemedicine Association), sendo reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, por meio Resolução CFM nº 1.643/2002, e posteriormente ela Resolução 2.227/18 e pelas leis brasileiras.

Cabe ressaltar que a consulta online, feita diretamente
entre médico e paciente, não é regulamentada no país.

A telemedicina ameaça a medicina tradicional?

É preciso deixar claro que a telemedicina não substitui a medicina tradicional. A anamnese e contato direto entre médico e paciente é fundamental para o diagnóstico correto e a orientação sobre o tratamento adequado.  O objetivo da telemedicina é complementar o atendimento médico e ajudá-lo com novas tecnologias.

POSICIONAMENTO
DA FENAM

Por que a Fenam não é favorável à regulamentação
de consultas onlines?

A Fenam acredita que a autorização para realização de consultas onlines pode transfomar o exercício da medicina em negócio, causando a concentraçãode mercado por grandes grupos econômicos, a desvalorização da relação médico/paciente e o aumento da insegurança na qualidade da assistência médica oferecida e nos desdobramentos nos aspectos da aplicação da disciplina e da ética e no âmbito judicial.

CONSULTA ONLINE

Não. A consulta online, entre médico e paciente, não é regulamentada no Brasil, estando temporariamente permitidos, somente, atendimentos virtuais para triagem e monitoramento de pacientes em isolamento em razão da Covid-19.

VÍDEOS

Debatendo telemedicina

O que é telemedicina

Telemedicina, Mais Médicos e violência contra médicos

REFERÊNCIAS