Piso salarial dos médicos é aprovado na Comissão de Saúde da Câmara

Notícias30 de novembro de 2024
Piso salarial dos médicos é aprovado na Comissão de Saúde da Câmara

Em uma sessão histórica para os médicos, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto que estabelece o piso salarial para médicos e cirurgiões-dentistas. A proposta, que enfrentou desafios para entrar na pauta e ser votada, foi relatada pelo deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil-AC), que também é médico.

Ontem (26), a presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Lúcia Santos, esteve em reunião com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, dep. Francisco Costa e na oportunidade, o parlamentar reafirmou seu compromisso em articular a aprovação na comissão o mais rápido possível, o que foi cumprido menos de 24h depois.

Para Lúcia Santos, a aprovação do piso salarial é um passo fundamental no combate à precarização da profissão. “Essa medida é essencial para impedir contratações com valores irrisórios que não condizem com a responsabilidade e a complexidade do trabalho médico, tanto no setor público quanto privado. Garantir um piso justo significa valorizar os médicos e assegurar condições dignas de atuação”, destacou a presidente.

O texto aprovado atende a uma antiga reivindicação e revisa valores estabelecidos pela Lei nº 3.999/1961, que regulamenta o salário-mínimo de médicos e dentistas. O objetivo do novo piso salarial é corrigir distorções históricas, adequando a remuneração à realidade econômica e garantindo a valorização desses profissionais, essenciais para a saúde pública.

“Essa aprovação reflete o esforço de muitos, mas principalmente a urgência de valorizar quem cuida da saúde de todos nós. Esse piso é um avanço não apenas para os profissionais, mas para o sistema de saúde como um todo”, afirmou Eduardo Velloso.

Com a aprovação na Comissão de Saúde, o projeto segue agora para a avaliação de outras comissões, e então segue para o Senado e retorna para o Plenário da Câmara, onde será discutido e votado pelos demais deputados. Caso passe por todas as etapas, seguirá para sanção do Presidente da República.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Sindicato Médico do Norte do Paraná realiza cerimônia de posse da nova diretoria
Piso salarial da FENAM 2025
Nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos toma posse
NOTA OFICIAL – Contra qualquer forma de atuação médica no Brasil sem revalidação do diploma
0
Would love your thoughts, please comment.x